quinta-feira, 21 de julho de 2011

Voltando ao Passado e vivendo o presente da recuperação



Hoje fiz questão de postar inúmeros exemplos de personalidades destacadas que largaram as drogas e se mantêm limpos. Alguns já estão mortos, mas morreram limpos. Parece existir em cada pessoa um "start" particular que desencadeia o processo de recuperação. Alguns, depois de chegarem ao fundo do poço, outros em face à maturidade, outros face ao reconhecimento que a idade já não permite qualquer tipo de extravagâncias. 

Fiz questão de postar exemplos de inúmeros roqueiros que usavam drogas consideradas "sem retorno", como é o caso da heroína. Eles retornaram ao mundo da sobriedade. Contudo, o fato de ter colocado todos como "limpos" não significa que eu esteja considerando a impossibilidade de uma recaída. Creio que existe um desejo, uma vontade firme e obstinada dessa gente em manter-se limpo. Essas personalidades experiementaram um estilo de vida que no inicio parecia dar algum prazer, até chegar o momento da revelação final do grave erro cometido. Dizem, e estou certo disso, que a liberdade nasce do conhecimento da necessidade. Esta é uma frase de Engels e que se aplica em nosso dia a dia. Sentimos a necessidade e iniciamos nossa libertação. É uma rendição.

Fico Feliz em verificar que a Rede Globo já colocou Casagrande em ação, ao lado de Galvão Bueno, como comentarista. É uma grande vitória. Saber que Fabio Assunção está vencendo esta luta, agrada-me. É bom estimular e incentivar essa turma que dá exemplo de superação, ao invés de ficar detido nas armaduras dos estigmas e preconceitos sociais.

Postei logo abaixo um trecho de um texto do NA sobre recuperação e recaída que  julgo  bastante interessante para quem vive o pesadelo da recaída e faz um drama terrível quando a mesma acontece, como se não houvesse mais saída, ou um jeito de alguém continuar a se recuperar. Conheci gente que passou por mais de 30 internações e não conseguiu se libertar. Outros, com maior e menor tempo, saíram-se vitoriosos, mas todos sabem que o estado de recuperação é permanente. Espero que exemplos de superação, ou de quem deseja chegar lá, sirva como exemplo para quem vive nas trevas produzidas pela desesperança e da descrença, seja adicto, ou co-dependente. Sempre vai haver solução, basta querer e acreditar. 

"o grau da doença e o ritmo da recuperação diferem de indivíduo para indivíduo. Às vezes uma recaída pode estabelecer a base para uma completa liberdade. Outras vezes só é possível alcançar essa liberdade através de uma vontade inflexível e obstinada de ficar limpo, aconteça o que acontecer, até passar a crise. Um adicto que por qualquer meio consegue superar pelo menos por um tempo a necessidade ou o desejo de usar drogas, tem livre escolha sobre seus pensamentos impulsivos e ações compulsivas. 
Atingiu um ponto que pode ser decisivo para a sua recuperação. Às vezes esse é o ponto crítico da sensação de verdadeira independência e liberdade."

Só pra sacanear estou limpo das drogas, faz um montão de dias, e pra chuetar estou limpo de outra droga lícita, que é o tabaco. Deixei de fumar. 
Agora chorem !

Recuperação e recaída

Um comentário :

soporhoje10@gmail.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...