sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Educação, Compreensão e Palavras de Conforto







Caro L.:

Com a devida licença peço-lhe que me dê um espaço neste blog para que eu volte à flor da terra e trate de recordar minha drogadição, utilizando o recurso estilistíco da canção, O QUE SERÁ QUE SERÁ e outras. Uma vez adicto sempre adicto e não podemos nos esquecer esta nossa condição. Foi muito bom ter tocado, suavemente, em lances que também já vivenciei.

Meu prezado, estive verificando a letra da música de Chico Buarque, que, de passagem, você citou e fiquei um pouco perplexo com alguns dos versos da mesma. 

Não sei qual a condição social de ninguém, apenas sei que a minha é considerada boa, com um circulo social excelente. Contudo, nas alcovas (O que será que será/Que andam suspirando Pelas alcovas?) gente, de carne e osso como nós, vive a comentar sobre nossos momentos de fraqueza. Nem Jesus Cristo, em sua Via Crucis, escapou de tal momento. 

Viver no mundo das drogas é um suplicio amargo e a bondade e generosidade dos que nos olham com amor, muitas vezes falta a esta gente, que também anda "falando alto Pelos botecos/ E gritam nos mercados/ Que com certeza/Está na natureza ... O que não tem certeza/Nem nunca terá!/O que não tem conserto/Nem nunca terá!". Não escaparemos nem das calúnias, nem dos estigmas, infelizmente. 

Teremos que enfrentar o passado de cabeça erguida e, a falta de certeza nesta gente, chama-se esperança em nós. Lutei bastante, orava, tinha uma enorme fé em mim e em meu poder superior, mas, mesmo assim, tropecei inúmeras vezes, como um ser humano qualquer. Na vida, todos nós tivemos que tropeçar em algo e nos machucamos, mas aprendemos a nos consertar, aprendemos a evitar tropeços, contudo, mesmo com idade avançada, ainda tomo topadas pelas ruas e até cair, caio. É doloroso aprender a evitar o sofrimento através da dor, mas é uma forma de aprendizagem. 

Na vida de um drogadicto muitas serão as topadas, tropeços e quedas e que estas não sirvam como desalento, mas como um processo capaz de nos ensinar a evitar nossos erros cotidianamente, na base do SPH. 

Ai me vem outros versos da mesma letra que reza o seguinte: 

O que será que Será? /Que vive nas idéias/Desses amantes/Que cantam os poetas/Mais delirantes/Que juram os profetas / Embriagados/ Está na romaria/ Dos mutilados Está nas fantasias/ Dos infelizes/Está no dia a dia /Das meretrizes /No plano dos bandidos / Dos desvalidos/ Em todos os sentidos/Será? Que será? / O que não tem decência Nem nunca terá!/ O que não tem censura / Nem nunca terá!/O que não faz sentido... 

É curiosa e inteligente a contraposição do "em todos os sentidos" com "o que não faz sentido" Nestes versos está o ambiente que cerca o drogadicto em um amplo espectro do que convencionamos chamar de escala social, com a predominância dos "marginalizados" pelo uso. A sociedade desinformada peca pela discriminação, pelo preconceito, pela rejeição, pela mentalidade tacanha e por ai prosseguiria... 

Palavras de conforto, de encorajamento, de força e fé, que ajudem um adicto a se levantar e recomeçar a viver a vida real, a vida verdadeira, sem as fantasias e falsas percepções sensoriais do mundo da drogadição, constituem um alento para quem sofre. Mas a realidade que desejo ainda está distante, mas um dia chegaremos a alcançar nosso objetivo comum...

Sabe, companheiro, nós que vivemos no mesmo TITANIC e que saímos ilesos do naufrágio, não estamos imunes a recaídas, mas estamos muito mais propensos a não recar e se isto ocorrer, com certeza saberemos nos recompor, rapidamente. 

Sobre seu amigo, sabe compor o universo dele porque admirável é o seu mundo, notável sua visão e argumentos sutis, farto em bondade e generoso em amor incondicional, dá a ele o alento necessário para soerguer-se, ainda mais quando uma mão lhe é estendida sob o manto protetor do abraço carinhoso e amigo, que refrigera a alma e aplaca inúmeros sofrimentos, reconfortando quem padece do vício de qualquer droga. 

Refleti quanto a necessidade de levar ao mundo da educação e da cultura o significado da adicção, de como se deve lidar com um drogadicto, sem os olhos do preconceito, mas com uma nova visão e um novo olhar, que nada mais é que o olhar humano da compreensão. Falta-nos organização para conquistarmos o direito de educar e instruir nossos estudantes a conhecer melhor a adicção. Um dia, alguém, de mente aberta, vai concretizar este meu sonho, sob o manto do apelo.  

Continue e siga em frente, ajudando a quem precisa de ajuda, ainda que a ajuda não seja necessitada. Palavras amenas confortam e o coração suaviza e tranquilizam almas irriquietas. 

Aquele abraço (que nos une), 

Do anônimo. 

J.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

soporhoje10@gmail.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...