Se me obrigassem a dizer numa frase o que é psicanálise e por que ela "cura", eu não hesitaria em dizer: "Psicanálise é o cultivo do compartilhamento e ela "cura" porque o ser humano precisa partilhar com alguém seu interior tanto como necessita respirar. Compartilhar segredos com alguém em quem a gente confia é o pulmão da alma".
Sem esse "desabotoar o peito" vão se acumulando "grilos" e emoções não resolvidas, e advirá o chamado "sufoco". Um dos maiores castigos que se pode inflingir a um ser humano consiste em encarcerá-lo numa cela solitária, pois a ausência de outra pessoa para conversar enlouquece qualquer um. A emoção humana simplesmente não pode viver sem a emoção humana.
As emoções não compartilhadas tendem a se eletrificar, a ampliar sua carga perniciosa. Os nervos ficam à flor da pele como fios desencapados. E essa eletricidade interior desperta uma vontade danada de descarga imediata. O que não causa, mas excita a compulsão. Compartilhar é como deseletrificar emoções.
Quem já desabafou com um amigo sabe perfeitamente do que eu estou falando. Às vezes, ele só escutou, não disse uma só palavra, não fez nada e parece que ocorreu em verdadeiro milagre. O mesmo problema não parece mais o mesmo. Tudo agora parece leve, calmo, cheio de perspectivas. E nada de objetivo mudou...
Crédito: entre sem bater
Nenhum comentário :
Postar um comentário
soporhoje10@gmail.com