terça-feira, 4 de maio de 2010

Carta de um ex-drogado


Rio de Janeiro - RJ, 06 de outubro de 2009.

Caro Amigo,


     Essa Carta resume todas as lutas e sofrimentos que passei durante os últimos 10 anos como usuário de drogas. Ela foi escrita com o objetivo de prevenir outras pessoas, especialmente adolescentes e jovens, para evitarem esse caminho de dor e tristezas.

     Meu primeiro contato com as drogas iniciou quando eu tinha apenas 12 anos de idade e cursava o Ensino Fundamental. No intervalo das aulas, um amigo se aproximou com um papo sorrateiro me estimulando a experimentar um cigarrinho de maconha.

     A princípio achei aquilo um pouco estranho, mas ele argumentava que aquilo não fazia mal, e que depois quando eu quisesse poderia simplesmente parar de fumar. Assim, sem muitos questionamentos acabei entrando na dele.

     Confesso que aquele primeiro contato com a erva foi bem legal. E, desse contato inicial, foram cerca de dois anos usando continuamente com os amigos, especialmente, nos intervalos das aulas.

     Com o tempo o consumo foi-se tornando mais freqüente, até que num determinado dia não tinha mais tanta graça fumar maconha com os amigos da escola. Depois de certo tempo de uso contínuo a maconha perde efeito, e passei a querer uma quantidade cada vez maior. Isso me levou a querer experimentar uma coisa diferente, algo mais forte e desafiador. Foi aí que teve início minha derrocada.

     Aos 15 anos de idade já era um usuário dependente. E, antes de completar os 16 anos comecei a vender cigarros de maconha e papelotes de cocaína para outras pessoas, tornando-me assim mais um traficante na escola.

     Com o tempo passei a ser dominado pelos narcóticos. Por vezes permanecia sem consumir e os efeitos da abstinência me torturavam de tal forma que acaba retornando ao uso recorrente.

     Nessa fase conseguia ficar algumas semanas sem fumar maconha, mas a falta da cocaína me dava uma depressão gigantesca, o que me fazia sentir apatia, sonolência, dores musculares e até pensar em suicídio.
     Ficava o tempo todo irritado, nervoso e era grande o meu entorpecimento intelectual. Não tinha rendimento nenhum nos estudos e passei a ter um comportamento agressivo em casa, na escola e na rua também.
     Aos 18 anos apresentava um quadro de dependência crônica, pois estava consumindo álcool, cigarros e outras diversas drogas de forma desregrada. Dessa forma, com o uso sistemático acabei sofrendo diversos efeitos colaterais, chegando ao caso extremo de sofrer problemas circulatórios e respiratórios. Foi assim que num dado momento tive uma overdose.
     Poucos usuários sobrevivem à uma overdose sem seqüelas graves. Tenho plena convicção que só sobrevivi por pura sorte, e por ter contado com apoio de amigos e familiares que me internaram numa clínica especializada para tratamento de drogados.
     Dessa forma, passei 4 anos em tratamento que envolveu a aplicação de técnicas psicológicas e educativas para a consecução de uma abstinência das drogas a longo prazo.

     Tudo isso foi muito duro e, hoje, aos 22 anos, vejo com tristeza que perdi parte de minha vida. Isso me faz querer atuar de forma intensa para que outras pessoas não passem pelo mesmo sofrimento que tive. 

     Por isso, fiz essa Carta, para aconselhar todas as pessoas a não se embrenharem nessa vida. Os traficantes não são amigos de ninguém; eles não têm escrúpulos e só pensam no lucro sujo do tráfico. Eles não se importam se a sua vida vai para o buraco, pois só querem o seu dinheiro.

  Tenha certeza disso, meu amigo, os traficantes não se preocupam com a sua saúde, por isso fecham os seus olhos para as coisas boas da vida e te guiam para o abismo.

     Se você não estiver atento, vai acabar com sua vida, tornando-se mais uma vítima do narcotráfico.

     Diga não às drogas !!!

    Joaquim Cruz

17 comentários :

  1. Sei como é ser um ex-dependente químico. Apesar de eu ter largado o vício há quase 4 anos, ainda sofro discriminação. Consegui dar a volta por cima, mas o sentimento de culpa ainda prevalece. Ainda mais que trabalho como professor na rede municipal. Já tive vontade de cometer súicídio pela vergonha que passei. Quase perdi minha esposa e filha (que na época tinha apenas 5 meses). Cheguei a ser detido em uma "boca de fumo", fiquei em torno de 4 horas na delegacia. Como moro em uma cidade pequena, quase não saio de casa e me afastei de todos que gosto. Quase não dou papo, não por grosseiria, mas por receio que "toquem algo na minha cara". Me sinto um cara sem moral, sem dignidade e cumprindo tabela para viver. Não tenho coragem de me matar. Por isso tenho que carregar essa cruz por resto da minha vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só por hoje amigão! nao somos mau carater, apenas temos uma doença progressiva incuravel e fatal, podemos estacioná-la, porem nos vigiarmos para que nao voltemos ao abismo! erga a cabeça e conquiste seus objetivos voce é uma pessoa com a mesma capacidade de qualquer outra soh depende de voce!

      Excluir
    2. VAC É UM GUERREIRO E NAO FICA SE SENTINDO ENVERGUNHADO COM AS PEDRAS QUE TE LANÇAO POIS ESSAS PEDRAS DEUS VAI JUNTAR E EDIFICAR UMA MURALHA DE VITORIA VC É UM VENCEDOR ESSAS PESSOAS QUE TE JUGAM NAO SABE O QUE ESTAR FAZENDO ,POIS O QUE VC POSSOU PODE DAR FORÇA PARA QUEM PASSA POR ISSO HOJE´, NAO SE SENTE SOZINHO NEM ABATIDO DEUS É JUSTO E VIU SEU ESFORÇO VC É E SEMPRE VAI SER UM VALENTE GERREIRO E VITORIOSO E FORTE NAO SE DEIXA LEVAR POR ESSAS PESSOAS PERVERÇAS, TAMBEM FUI FICIADA DONA DA BOCA,E TODOS ACHAVAM QUE EU ERA GAROTA DE PROGRAMA JA QUE EU VIVIA COM MUITO DINHEIRO MINHA FAMILIA ME ATORMENTAVA MAIS NAO ABAIXEI MINHA CABEÇA POIS SABIA QUE DEUS IA ME HORRA TODOS ME LARGARAM ME ABANDONARAM,VIVI SOZINHA COM APENAS 15 ANOS E SOBREVIVI,TENTEI MA MATAR 3VEZES E NAO MORRI FUI PARA O HOSPITAL IAM ME ENTERNAR EM UM MANICONBIO POIS ACHAVAM QUE EU ERA LOUCA,MAIS EU VENCI ASSIM COMO VC, HOJE AOS 22 ANOS SOU AUXILIAR ADMINISTRATIVA TRABALHO MUITO NAO TENHO FAMILIA E SOU MUITISSIMO FELIZ POIS CONCEGUIR ROMPER COM AS BARREIRAS DA VIDA E COM O PRECONCEITO QUE ME CERCAVA GRAÇAS A DEUS, ELE VAI TE AJUDAR E VC NO LUGAR DA VERGONHA VAI SER ADMIRADO TENHA FÉ JESUS EXISTE E TE AMA MUITO OS UMILHADOS SERA EXALTADOS.

      Excluir
  2. passo por este tormento, não como viciada mais esposa de viciado.ás vezes tenho vontade de abrir mão e deixa-lo de lado mais sei que ele precisa de mim.temos 4 filhos e é triste demais voce ver seus filhos querendo um carinho do pai e ele só querer e atras dessas porcarias.mais confio em Deus e sei que não nos abandonará.se tenho também que carregar essa cruz, carregarei até o fim. 01/05/2011

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CONCERTEZA DEUS VAI TE AJUDAR E TE HORRA NAO PARE DE LUTAR POIS NAO HA VITORIAS SEM LUTA CONCERTEZA DEUS ESTAR VENDO O SEU SOFRIMENTO E VAI TE AJUDAR POIS SEM FÉ NAO DA PARA MOVER ESSA MONTANHA,O AMOR RONPE QUALQUER BARREIRA E NUNCA PENCE QUE ESTAR CARREGANDO ESSA CRUZ SOZINHA JESUS ESTAR AO SEU LADO 24 HORAS POR DIA TE AJUDANDO LEVAR SUA CRUS TENHA FÉ´,EU SOU MULHER ERA VICIADA EM VARIOS TIPOS DE DROGAS E DEUS ME LIBERTOU EU NAO TINHA NINGUEM PARA ME AJUDAR JA QUE A MINHA FAMILI NUNCA ME DEU APOIO NENHUM PELO CONTRARIO ME CAUSAVAM MUITA DOR E EU VENCI AS BARREIRAR E CONCEGUIR SAIR DESSA VIDA QUE MUITOS DIZEM QUE NAO TEM VOLTA,MAIS TEM DEPENDE DA FÉ´POIS A FÉ MOVE MONTANHAS QUE DEUS TE AJUDE E TE DE FORÇAS PARA SUPERAR A LUTA POIS ELE É FIEL E TE AMA E AMA SUA FAMILA BJS...

      Excluir
  3. vi meu filho sendo dotado pelo trafico e pelos amigos drogados ganhei força e fui buscar ajuda hj durmo em paz mas com medo dele sair e ter alguem que o abraçe novamente para as drogas mas com amor a gente supera e ganha força para tirar dessa vida a melhor clinica é o amor e o apoio da familia em conjunto

    ResponderExcluir
  4. ola ... vc foi mais uma vitima das drogas mas hoje em dia vc consegiu sair delas por esforço seu e a ajuda de seus familiares e amigos...boa sorte tudo de bom na su vida

    ResponderExcluir
  5. EU TAMBEM TENHO 22 ANOS E PERDI 9 ANOS DA MINHA VIDA COM O TRFICO ME ENVOLVIR COM DIVERSAS DROGAS INCLUSIVE O CRAK,CHEGUEI A PESAR 50 KILOS COM 1,77 FIQUEI MUITO FEIA,NAO SABIA MAIS OQUE FAZER POIS NAO TINHA APOIO NENHUM DA MINHA FAMILIA EU ERA APENAS UMA GAROTA MUITO BAGOADA COM A VIDA TENTEI SUICIDIO 3 VEZES,ME ENVOLVIR MESMO EU ERA A UNICA TRAFICANTE DO MEU BAIRRO,CHEGUEI A SER PRESA POR DIVERSAS VEZES,ATE QUE UM DIA EU PAREI E PEDI A DEUS QUE ME LIVRASE DAQUELE VICIO POIS ELE É DESTRUTIVO EU ERA MUITO REBELDE EU ME ENVOLVIR PARA TENTAR ESQUECER QUE EU ERA MOLESTADA PELO MEU IRMAO,COMO EU ERA MUITO NOVA EU ACHEI QUE ESSE CAMINHO IA ME DEIXAR MAIS FELIZ MAIS ME ENGANEI FOI PIOR POIS NAO CONCEGUIA LARGAR O VICIO MAIS DEUS TINHA UM PLANO MARAVILHOSO PARA MIM POIS EU CONCEGUIR LARGAR TODOS OS VICIOS SOZINHA SO EU E DEUS HOJE SOU AUXILIAR DE ADMINISTRATIVA,NAO USU MAIS DROGAS NENHUMA E MORO EM UM AGROMERADO E NAO ME DEIXEI ME LEVAR POIS EU TINHA SONHOS E EU PERCEI MESMO SEM APOIO DE NINGUEM QUE EU NAO IA CONCEGUIR NADA DESSE GEITO SO IA TRAZER DESGOSTO PARA MINHA FAMILIA QUE NUMCA PERCEBERAM NADA,QUASE MORRI UM TAMTAO DE VEZES NA DISPUTA DO TRAFICO MAIS SOBREVIVIR E HOJE EU TENHO MUITA HORRA POIS SAO POUCOS QUE CONCEGUE LARGAR TODAS AS DROGAS E ENCARAR A VIDA DE FRENTE,FAZ 2 ANOS QUE PERDI MINHA MAE E MESMO NO SOFRIMENTO EU NEM PENCEI NISSO DROGAS SO SERVE PARA NOS AUTODESTRUIR,QUANTO MAIS DINHEIRO EU GANHAVA MAIS DROGAS EU USAVA USEI BALA DOCE COCAINA PEDRA MACONHA,KEI ETC NUMCA ME DEU OVERDOSE OS MEU AMIGOS FALAVAM QUE EU ERA TOTAL FLEX,MAIS EU VENCI E TODOS ELES MORRERAM NAO TENHO NEHUM AMIGO POIS TODOS MORRERAM OU NA DISPUTA DO TRAFEGO OU DE OVERDOSE A UNICA QUE SOBREVIVEL SEM NENHUMA SEQUELA FOI EU E ME SIMTO MUITO HORRADA POIS DEUS TEM UM PLANO MARAVILHOSO EM MINHA VIDA,HOJE TENHO MINHA VIDA DE VOLTA E RECOMECEI DO SERO PERDI TUDO QUE TINHA INCLUSIVE MINHA FAMILIA E MESMO ASSIM ME SINTO VITORIOSA POIS EU VENCI AS DROGAS SEM NENHUM TRATAMENTO,NEM CASA DE APOIO POIS EU TIVE MUITA VERGONHA DE FALAR QUE EU SENDO MULHER ERA TAO VICIADA,E COMECEI LARGAR AOS POUCOS HOJE FAZ 3 ANOS QUE NAO USO NENHUMA DROGA GRAÇAS A DEUS TRABALHO,ESTUDO E VOU FAZER FACULDADE POIS NUNCA É TARDE PARA COMEÇAR.JOAQUIM DEUS TEM UM PLANO MARAVILHOSO NA SUA VIDA ELE TE AMA MUITO E TE QUER BEM,DEUS VAI TE HORRAR GRANDIMENTE VALEU GUERREIRO.

    ResponderExcluir
  6. eu consegui para a 2 meses e a 20 dias que eu nao usei mais, nao me controlei, to em depressao agora e preciso de ajuda, tenho medo de pedir para minha familia porq tenho 17 anos, nao sei oq fazer, quando chego no trabalho nao quero trabalhar e nao tenho vontade de nada, hoje procurei entende as pessoas q ja pararam e chorei, nao quero essa vida pra mim quero ser feliz me ajudam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara,tudo tem solução. Conversar francamente com seus pais pode ser bom, mas só você pode presumir qual será a reação deles. Isso é muito importante. Você pode pedir ajuda a muitas pessoas: a um amigo de confiança, a um padre, ou a um pastor, pode buscar um grupo de auto-ajuda mais próximo de onde você mora. Considero muito importante você conversar com um médico e um psicologo. Recorra ao SUS. Muita gente vai lhe apoiar, você só precisa se abrir, partilhar; seja honesto consigo mesmo, mantenha sua mente aberta, ouça o que irão lhe falar e tenha boa vontade. Você já descobriu a necessidade de deixar essa vida e este é um passo importante, porque a liberdade nasce do conhecimento da necessidade. Cuide do seu lado espiritual e procure seguir os 12 passos. Existem grupos de auto ajuda online. Tente buscar inscrever-se em um deles. Tente visitar o seguinte link: http://www.csa-saopaulo.org/linha-de-ajuda.php ou visite o NARCÓTICOS ANÔNIMOS ONLINE:http://nasp.org.br/na_online.php ; inscreva-se e será bem recebido. Você vai vencer e não esqueça de cuidar sua depressão buscando ajuda de médico especializado. Vá à luta, companheiro!

      Excluir
  7. esqueci de dizer, estou com medo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Medo é falta de fé. Acredite mais em você e em seu Poder Superior. A luta é diária e você vai vencer. Bote fé e exclua o medo. Força e tamos juntos!

      Excluir
    2. Força companheros tmjuntos só nois sabemos o quanto sofremos
      sou uma ex dependente quimica tenho apenas 21 anos vivi do meus 13 aos 19 no uso de drogas me prostitui diversas vezes esqueci do mundo tive duas gravidez quase matei meus filhos na minha barriga mas DEUS é bom demais me livrou dessa vida e me proporcionou uma vida melhor hj á quase dois anos limpa eu sou a pessoa mais feliz desse mundo graças á um poder superior que jamais me abandonou.obrigado

      Excluir
  8. meu filo esta envolvido com drogas eu mesmo ja joguei fora farias vezes mais nao da pra conversar ele nao me escuta e nem deixa eu falar com ele sobre isso ele ainda nao acordou pois esta perdendo tudo que conquistou ...esto apenas dando carinho e pedindo a deus para ele acordar o que e faço pra ajudar ele

    ResponderExcluir
  9. nossa que historia de vida hein vc é um guerreiro .
    parabéns

    ResponderExcluir
  10. eu li a sua carta ,parabéns nunca é tarde pra recomeçar ,e sua fé e sua fortaleza vai ajudar vc recuperar tudo o que vc perdeu ,é novo ainda ..deus te ama e vc vai vencer!!!

    ResponderExcluir

soporhoje10@gmail.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...