sexta-feira, 15 de julho de 2011

Defeitos de caráter

Alguns defeitos de caráter são difíceis de abandonar.

por Rubens (Beco)


Assim como sapatos velhos e confortáveis, alguns defeitos de caráter são difíceis de descartar.Isto se enquadra muito bem para o orgulho negativo. Não me refiro ao orgulho positivo, de se sentir engrandecido pela realização de algo humanitário e caridoso.

O orgulho negativo vem da baixa auto-estima, e da necessidade de se mostrar superior aos outros.Sou melhor que eles. Eu estou certo e os outros estão errados.

Essa atitude nos proporciona um virtual sentimento de superioridade e de conforto.É uma ilusão. Estamos na verdade mais fracos do que pensamos. A auto-estima está baixa e no fundo não encontramos valor e significado naquilo que fazemos, e por isso necessitamos utilizar essa artimanha truculenta e pouco eficiente.

A verdadeira força, a valorização e auto-estima elevada vêm da humildade, da grandeza de espírito, da generosidade e do altruísmo.

Toda vez que você experimentar o chamado – orgulho ferido – pense na hipótese de que isso seja o orgulho negativo, de muita comparação com os outros.

Muita atenção ao que os outros pensam e dizem a nosso respeito é também um sinal de baixa auto-estima.

Quando esse sentimento baixar na área, apenas observe e reconheça que ele está lá. Observe-o e cuide para que ele não domine o seu pensamento.

Como ensina Thich Nhat Hanh, apenas observe e deixe que ele retorne ao sótão do seu ser, onde é o lugar dele.

Sei que é difícil fazer o que ensina o mestre, mas pratique, pois posso te afirmar que funciona.



Crédito: Seja Feliz 


Nenhum comentário :

Postar um comentário

soporhoje10@gmail.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...