sexta-feira, 29 de julho de 2011

Clínicas de torturas, São Paulo






Esse drama envolvendo Clínicas em São Paulo é bem pior do que eu imaginava. Essas loucuras todas acontecendo e é importante denunciar. A metodologia é a mesma. São muitos casos. É preciso haver uma fiscalização severa, até porque, muitos proprietários são tão manipuladores que podem conduzir pacientes para negarem que foram submetidos a tortura física e psicológica, como já presenciei.

FONTE E Crédito: JORNAL DA GLOBO

Edição do dia 28/07/2011

29/07/2011 00h48 - Atualizado em 29/07/2011 00h57 

Donos de clínica para dependentes
químicos são acusados de tortura



Denúncias de cárcere privado e tortura partiram de um paciente, que conseguiu escapar. Clínica funcionava sem licença desde janeiro em Ituverava, interior de São Paulo. Donos foram presos.

A piscina e a varanda foram só o que as famílias viram quando deixaram os pacientes. O que não sabiam é que o espaço agradável escondia quartos onde 28 dependentes químicos viveram dias, meses de horror. 

A polícia entrou com mandado judicial e prendeu em flagrante os donos e um funcionário. A clínica funcionava sem licença desde janeiro deste ano em Ituverava, interior de São Paulo. 

Denúncias de cárcere privado e tortura partiram de um paciente, que conseguiu escapar no último fim de semana. 

"Inúmeras irregularidades foram encontradas. Inúmeros sinais de que eles eram sim maltratados, agredidos, torturados", diz a delegada de polícia, Cristina Bueno de Oliveira. 

Por mês, as famílias pagavam R$ 450 pela internação. Um dos pacientes já passou por exame e o médico constatou que as marcas, em todo o corpol são de espancamentos. 

"Me mantinha trancado e algemado na cama e me batiam muito com madeiras chutes e pontapés", relata uma das vítimas. 

Os internos também contaram a polícia que um dos castigos para quem fugia da clínica era ir para um cômodo, que funciona como depósito. Eles ficavam presos num espaço pequeno que tem uma pia, um vaso sanitário e uma única abertura por onde entra a luz em cima. 

A polícia vai investigar outras clínicas. Há denúncias de que alguns pacientes ficavam tão machucados, que eram levados para fazer tratamento em outros locais e tudo era mantido em segredo. 

O advogado dos donos da clínica Recanto de Luz, Emílio de Menezes, disse por telefone, que vai esperar o indiciamento da polícia para depois fazer a defesa dos clientes.

Veja o vídeo: http://migre.me/5ncxq

10 comentários :

  1. em quem vamos confiar nossos ente queridos????

    ResponderExcluir
  2. Lá um dia recebi um telefonema da empresária de Perry Salles, combinando um encontro, nosso, no Teatro da Gamboa. Foi assim que nos conhecemos. Por lá aparecia, sempre antes do sol se por. Conversávamos. Ele preparava um ótimo cafezinho usando a cafeteira elétrica. Usávamos o PC. Entravamos no chat do UOL e ele era "Andarilho". Lá um dia ele me contou sobre a intervenção dele no internamento da ex-esposa. O mundo artístico se dividiu e muita gente o isolou. Foi traumática a internação. A clínica era fechada. Tempos depois sucedeu um fato que levou ela a cobrar dele o erro cometido. A razão, diante dos fatos, estava do lado dela e isso deixou ele arrependido. Ele, como centenas de pessoas achavam que a clínica "de grades" seria a salvação e a cura. No caso dela, não apenas o modelo escolhido estava errado, como a concepção que temos sobre tratamento de DQ. O trauma prejudicou e o tratamento nunca poderia funcionar. Perry sabia que havia cometido um erro. Se clínica não cura, pode ajudar, ou prejudicar. No caso dela, prejudicou. Perry faleceu. Guardo boas lembranças dele e não esqueço que ela foi o grande amor da vida dele, conforme confessava repetidas vezes.
    No meu caso, jamais imaginei fosse possível ocorrer tamanhos absurdos. Ninguém cria no que eu dizia, afinal, temos o estigma de sermos "manipuladores" e na hora da verdade ninguém acredita. Pois, pesquisando na internet, acabei encontrando alguns vídeos e matérias de jornais, além de denúncias feitas por familiares em sites e blogs. Isso me animou a tomar providências sérias e a clínica para onde me levaram, está sendo "medicada" juridicamente. Chamei os descrentes, mostrei tudo o que havia contado pela boca de estranhos. Revelei que havia adotado providências. O que sei é que perdi a confiança em clínicas, e o ocorrido comigo abalou minha confiança em familiares próximos. Em qual mentira devo acreditar era o que me indagava sobre justificativas racionalizadas. Já postei algumas dicas sobre como escolher uma clínica séria e honesta. A que fui levado chegava ao ponto de nos deter numa ampla sala, onde ficávamos sentados, para nos sugerirem que falássemos bem da clínica ao novo "paciente", recém chegado. Todos obedeciam senão pagaríamos caro. Porém, de modo geral, o pastor não perde o cliente. manda o mesmo passear pela "clínica" e leva o ingenuo para dentro do alçapão. onde irá cumprir uma penalidade equivalente a de um réu primário sentenciado por estelionato. É amargo tudo que guardo na mente dessa clínica de fachada bela, com piscina. Mas é possível encontrar boas clínicas. Tem uma companheira de Blog que tratou dos requisitos para reconhecermos em qual clínica devemos confiar. Mas não será difícil revelar as cautelas que se deve ter e como proceder antes de internar. Outro detalhe, o tempo de internação, sem terapias diversas, sem ajuda de profissionais da área de saúde e de uma equipe multidisciplinar, lao senso, verdadeira, é ótimo indicativo, além de muitos outros requisitos.

    ResponderExcluir
  3. sem uma equipe multidisciplinar verdadeira e completa, sem profissionais da área de saúde e sem honestidade, não existirá tratamento eficaz. Outro detalhe que familiares devem ter em mente é que tudo pode dar certo, mas se houver uma recaída, cuidem-se e saibam administrar a crise e aprendam a ajudar um recaído a voltar ao eixo da sobriedade. O lar deve ser um ambiente que cause conforto, prazer, bem estar e, talvez seja a melhor de todas as clínicas, principalmente quando há amor verdadeiro.

    ResponderExcluir
  4. Pode crê...a nossa realidade é mesmo assustadora!
    Por um lado, as drogas fazem suas destruições. Por outro lado, os que se prontificam a ajudar na Recuperação, nem todos mantém um caráter digno de confiança e credibilidade.
    Sei que existem instituições sérias, que trabalham dentro da Lei, da Legalidade e têm um verdadeiro compaixão pelo ser humano. Mas sou conhecedor das realidades das inúmeras Clínicas que existem dando maus tratos aos internos.
    Sou um DQ, estou em Recuperação. Atualmente faço parte da equipe técnica de uma CT. Estou tb no Grupo de apoio do CAPS AD. Faço parte de grupos de mútua ajuda e sei como são oferecidos os serviços que hj temos para o tratamento e a recuperação da Dependência Química.
    Fico aqui também a lamentar os inúmeros episódios que surgem diariamente a cerca do assunto.
    Compartilho aqui meu repúdio.
    Abração e TAMUJUNTU.
    SÓ POR HOJE - FUNCIONA!

    ResponderExcluir
  5. Estamos sendo severamente castigados, como escravos nas senzalas,e como bichos estamos sendo cassados.
    Crianças, jovens adultos perseguidos aprisionados, quando presos apanhando sendo mutilados, pedimos socorro e ninguém nos ouve. Crimes após crimes são cometidos em internações para dependentes químicos, e ao invés de pessoas serem punidas, o Estado pensa e dar incentivo financeiro para estas instituições.

    Somos cidadãos brasileiros. Não nos querem ? Então parem de ganhar dinheiro com nossa doença. Pois quantos deputados e governadores vocês acham que foram eleitos com dinheiro de drogas ilícitas? Ou são todos ingênuas? E os presidentes de nosso país seguramente fizeram muito bom uso das generosas contribuições que a AMBEV fez para suas campanhas eleitorais. Mesma AMBEV que vende substâncias que causa dependêcia em mais de 10% de seus consumidores. Pagamos impostos para sermos alcoólatras. Álcool que é a grande porta de entrada de todas as demais drogas.

    Os Ministérios Públicos estão entulhados de procedimentos de investigação dos poucos que tem coragem de denunciar.

    POUCOS …. SABE PORQUE? POR QUE :

    A SOCIEDADE APOIA A TORTURA CONTRA NÒS.

    A IMPRENSA APOIA, EM SUA MAIORIA, A TORTURA E A PERSEGUIÇÃO A NÓS DEPENDENTES QUÍMICOS.

    A POLÍCIA, APÓIA A TORTURA E A PERSEGUIÇÃO A NÓS DEPENDENTES QUÍMICOS.

    OS POLÍTICOS APOIAM A TORTURA E A PERSEGUIÇÃO A NÓS DEPENDENTES QUÍMICOS.

    OS RELIGIOSOS, EM SUA MAIORIA, APOIAM A TORTURA E A PERSEGUIÇÃO A NÓS DEPENDENTES QUÍMICOS.

    OS TERAPEUTAS, EM SUA MAIORIA, APOIAM A A TORTURA E A PERSEGUIÇÃO A NÓS DEPENDENTES QUÍMICOS.

    ENTÃO OS DEPENDENTES QUÍMICOS E SEUS FAMILIARES TEM MEDO DE DENUNCIAR !

    SE VOCÊ NÃO APOIA A TORTURA E MAUS TRATOS AOS DEPENDENTES QUÍMICOS ASSOCIE-SE A ADQR E DE GRAÇA

    adqr@adqrbrasil.com
    21 9210-7758
    www.adqrbrasil.com.br

    ResponderExcluir
  6. Há, no íntimo das pessoas, concepções arraigadas,incutidas em uma cultura que não está focada no combate às drogas, mas na repressão ao ser humano, tantas e tantas vezes transformado em monstro, em responsável por tudo o que há de ruim. Realmente, a sociedade, como ela funciona, com sua super-estrutura econômica, com os instrumentos e aparelhos ideológicos de dominação, demonstra exatamente o que colocou: todos se voltam contra o usuário. Há um ódio social velado, discriminatório, estigmatizante, que pune, tortura, vinga-se de seres humanos, tantas vezes confundido com a própria droga, chegando a espelhá-la. A cultura das drogas manipula as massas e, estas, por sua vez, acabam funcionando como um tribunal, onde inexiste o direito e a justiça nasce de preconcepções, de preconceitos, e os maus tratos, a indiferença, o desprezo e tantas outras coisas MÁS vão se instituindo e se estabelecendo. Antes que o mal cresça melhor é melhor que cuidemos de nos defender contra qualquer modalidade de tortura e maus tratos. Como fazer para se associar a
    A ASSOCIAÇÃO DOS DEPENDENTES QUÍMICOS EM RECUPERAÇÃO?

    ResponderExcluir
  7. Para se associar-se primeiro mande-nos um e-mail adqr@adqrbrasil.com ai nós vamos te enviar uma cópia de nosso estatuto. A partir dai vamos conversando
    Marcelo ADQR

    ResponderExcluir
  8. Quem tem parente internado no Estado de São Paulo deve ficar atento. É o único estado da federação que permite uma série de abusos. Se conhece alguém que tenha parente internado, avise. Tem um pessoal de Minas Geraes, do interior, que deve estar sofrendo à bessa. A imprensa poderia servir como instrumento de denúncia. O Ministério Público... é por ai. A própria policia deveria ser acionada. O que há de muito interessante é que membros de uma dada religião estão por detrás destas clínicas que torturam. Talvez fosse o caso da Policia Federal investigar...

    ResponderExcluir
  9. Tá ficando quente. Cheguem mais para perto de Vargem Grande Paulista.

    ResponderExcluir
  10. VITIMAS DO Gustavo Rodrigues Lima, TERAPEUTA ( CRT 46284), ex dono e CARRASCO da clinica elshadai de BRAGANÇA PAULISTA, ONDE TORTURAVAM, SUICIDAVAM , ESPANCAVAM, ELETROCUTAVAM , HUMILHAVAM, INTERNOS E HOJE DONO DE UM MONTE DE CLINICAS INCLUSIVE A CLINICA NEW DAY EM BRAGANÇA PAULISTA, DIZ QUE TEMOS INVEJA DELE, INVEJA DE UM ASSASSINO? DEPOIS ELE PASSA A CITAR TRECHOS DA BIBLIA, É O PRÓPRIO SATANÁS CITANDO AS ESCRITURAS, DENUNCIEM , NÃO SE CALEM ELE JA TEM UM MONTE DE CLINICAS TINRANDO O SANGUE DE VOCES , DENUNCIEM ESTE ASSASSINO.
    http://adqrbrasil.com/novo/

    ResponderExcluir

soporhoje10@gmail.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...