segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Desligamento com amor (copiado)

O desligamento com Amor.




As vezes fico pensando o quanto é dificil me desligar com amor das pessoas que me rodeiam, pois é...
Não sou "formada" nem "graduada" em tudo aqui, algumas coisas ainda me pegam e me deixam mal, mas afinal... "passar mal" também é aprender.

Muitas e muitas vezes vejo e vi companheiros de irmandade falando sobre desligamento, ou desligamento com amor, eu também já falei várias vezes sobre o assunto, essa semana tenho tido um despertar e tenho visto o desligamento com amor com outros olhos...

E tudo isso porque sábado fui passear na casa de uma companheira e ela me contou que outra amiga nossa estava mal, desanimada com o programa e achando que o Nar-anon não funcionava, sempre prestei muita atenção nas partilhas dessa companheira, quando eu cheguei ela já estava lá, dando forças pra quem chegava e apoiando quem não estava bem, sempre achei essa senhora uma pessoa de uma força inabalável, e muito parecida comigo em alguns aspectos. E sábado, me fiz pensar novamente nela, pegando no arquivo da minha mente suas partilhas e refletindo muito sobre elas.

Percebi que realmente temos muito em comum, e uma delas é o bendito DESLIGAMENTO COM AMOR, temos uma imensa dificuldade de separar o que é ignorar do desligar-se, ou de fazer o desligamento COM AMOR.

Desligar-se com amor não é matar quem se ama nem ignorá-lo, muito menos não se importar com que o outro anda fazendo, pelo contrario, desligamento COM AMOR, é deixar de achar que os problemas do adicto são seus, ou pior achar que o adicto é seu.

Quem não vive o problema deve achar isso um absurdo, mas quem vive... sabe. Nós realmente fomos afetados pela adicção de outra pessoa e que muitas vezes a dor de ver um amado se destruir é tão grande que sentimos que o adicto não tem capacidade de gerir sua própria vida e muitas vezes nós a tomamos dele. Desligamento com amor é devolver as pessoas que amamos suas próprias vidas. 

Para muitos de nós pode até ser doloroso, mas a verdade é que cada um tem o direito e o dever de tomar conta de sua própria vida e do seu proprio corpo. Mesmo que seja para fazer com ela algo que eu não concorde que seja o melhor. 

A adicção de um familiar as vezes nos afeta tanto que achamos que o melhor pra pessoa seja ficar em casa, sem fazer nada, muitas vezes incentivamos e até obrigamos nossos familiares a isso, eles arranjam um emprego novo, nós dizemos que o salario é baixo, eles se matriculam em algum curso nós dizemos que o curso é ruim. Eles dizem que querem trabalhar numa clinica, nós dizemos que eles estão jogando seu tempo no lixo, eles dizem que vão as reunião todos os dias nós dizemos que eles não ficam com a família, eles dizem que vão as reuniões somente aos sábado, nós dizemos a eles que irão recair. 

E ai quando eles dizem que estão mal, e que estão tristes, e que estão infelizes a outra pessoa, nós os questionamos e achamos que eles deveriam dividir seus sentimentos conosco que somos quem estamos do lado deles o tempo todo. E eu me pergunto... De que lado eu estou, do lado de trás? Puxando o adicto pela camisa, evitando que ele evolua da sua maneira, ou do lado de cima, tentando comandá-lo como um marionete, ou pior me achando o próprio PODER SUPERIOR, na vida dessa pessoa? 

Não não, como diz minha neném de 2aninhos...."não não mamãe"... Nosso lugar é ao lado, porque ao lado não temos que andar nos mesmos caminhos que o adicto e nem ele pelo nosso caminho, andamos cada um no seu, do lado e não de lado, dividindo amor, e não a vida. Partilhando experiencia, força, esperança e fé, não podemos deixar nos tornamos inimigos, nem vitimas, nem algozes.

Desligamento com amor é devolver ao outro o que é do outro, sua vida, seus problemas só quem pode resolvê-los é você mesmo e vice versa, podemos dividir a dor do outro, ouvindo, abraçando, afagando, amando, não dá pra arcar com os custos financeiros da orgia alheia, afinal vc trabalha, vc recebe e não gasta? Isso me parece um pouco de insanidade... não acha?rs

Percebo que muitas vezes não tratamos o outro como companheiro... me soa irônico, mas eu mesma tenho uma dificuldade imensa de colocar isso em pratica.... Muitas vezes posso ficar horas ouvindo a partilha de uma companheira, mas não consigo ficar minutos ouvindo meu familiar, isso se chama "reserva", ainda tenho reserva de que o outro só fala besteira, de que o outro me manipulou, mentiu pra mim, me traiu...

E por isso não consigo ter um ouvido sincero pro outro, e isso é ruim pois me mostra o quanto sou desinteressada da vida que existe dentro daquele corpo do qual por muitas vezes eu achei que era dona, que mandava e desmandava.

As nossas doenças, mesmo sendo diferentes, nos dá a oportunidade de dois caminhos... o da MORTE e o da RECUPERAÇÃO, hoje eu escolho recuperação pra mim e você? Eu hoje me desligo, hj puxo o plug que me mantinha insanamente nutrindo minha doença, pois sei que você é capaz de se nutrir, muito mais capaz do que desejo (porque ainda te quero indefeso no meu colo) e muito mais capaz do que você imagina, hoje me desconecto de você, e passo apenas a orar e a torcer por sua vitória e pela minha, sabendo que uma não depende da outra!

Crédito: esse post foi subtraído do Blog Procura-se

3 comentários :

  1. Cicie, às vezes acho muito radical essas posições, noutras não. Mas acredito que ainda tem muita gente que não sabe o que é esse desligamento e resolvi me valer do seu artigo para tentar disseminar a ideia com sua clareza.
    Bjs e sucesso crescente.
    sph

    ResponderExcluir
  2. Oi Amigo, escrevi esse post a quase um ano atrás acho, hj vc me deu a oportunidade de reler, e refletir o quanto o desligamento COM AMOR, é um ato de respeito imenso. Muito se fala amigo em desligamento, mas ignorar, distanciar, não ajudar, não ouvir e não falar com o outro não é desligamento com AMOR, é sepultamento.
    Hoje, depois de um ano do post acima, e 6 meses separada, percebo que consigo fazer o desligamento com Amor (tenho minhas recaídas de controlamento com Amor, mas...rs), ontem tive uma longa e animada conversa com meu ex-marido, fico muito feliz de vê-lo decidindo a propria vida, ontem consegui abrir minha opinião como apenas opinião, e não como "faça! eu sei o que é bom pra vc!", ontem consegui ouvir o que o outro falava, ouvir mesmo sabe? Prestar atenção, rir junto, perguntar... meu ouvido conseguiu prestar atenção, ao invés de só fazer cara de quem estava atenta, ontem eu realmente estava atenta...
    Obrigada amigo por resgatar um post meu, pode ter certeza que vc me ajudou demais!!!Te amo amigo

    ResponderExcluir
  3. ··¤(`×[¤Cici¤]×´)¤··
    VC DISSE :
    "Muito se fala amigo em desligamento, mas ignorar, distanciar, não ajudar, não ouvir e não falar com o outro não é desligamento com AMOR, é sepultamento."

    OUVI DE UM PASTOR, QUE NAR-ANOM SÓ SERVIA PARA PROMOVER SEPARAÇÕES.ISSO DE CERTA MANEIRA ACABA AJUDANDO A DESINFORMAR. ATÉ DESCOBRIR MAIS, PERMANECEMOS NO CAMPO DA IGNORÂNCIA. PROCURO TEXTOS DE NAR-ANON E SÓ ACHO ALGUMA COISA BOA, EM VOCÊ, ATRAVÉS DO QUE ESCREVE. EU SOU IGNORANTE E VOCÊ ENTENDE DA MATÉRIA. HOJE SEI O QUE É SEPULTAMENTO, MAS AINDA FICO INTRIGADO COM O DESLIGAMENTO. SERÁ QUE TODA MULHER COMPREENDE O TEMA DA MANEIRA QUE COLOCOU? UM DIA DESSES ESTIVE PENSANDO O QUANTO SERIA BOM UM CONGRESSO QUE JUNTASSE ADICTOS E CODEPENDENTES PARA EXPOSIÇÃO DE TEMAS DIVERSOS E, CONSEQUENTEMENTE, ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS. pARECE QUE FALTA QUEM ORGANIZE TAL EVENTO, QUE MERECERIA SER PATROCINADO PELOS TRES PODERES E GOVERNOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS.
    EU SÓ DESCOBRI O QUE ERA ADICÇÃO EM JANEIRO DE 2010 E, SÓ COMEÇO A ENTENDER SOBRE CODEPENDÊNCIA, AGORA. VERIFICO, TAMBÉM, MUITA GENTE CONFUNDINDO PRINCIPIOS COM SENTIMENTOS. AGRADEÇO SEU COMENTÁRIO. SERÁ QUE UM CONGRESSO DE ADICTOS JUNTO A CODEPENDENTES GERARIA PROBLEMAS, OU AJUDARIA ESCLARECER TANTAS COISAS QUE AINDA ME DEIXA CONFUSO. SER UMA NAR-ANOM, PARA MIM, SERIA VER UMA MULHER DURONA, TODA ENFEZADA, INCAPAZ DE FAZER AMOR E SE O FAZ, EM MINHA CABEÇA, FICA A IMAGEM DE UM CADAVER. UMA RELAÇÃO SEXUAL PARECERIA MAIS COM UM ATO DE NECROFILIA. NA ADICÇÃO ATIVA, QUANDO A ONDA ESTAVA ACABANDO VINHA O COMEÇO DE TEZÃO E, MUITAS VEZES ME COMPORTEI FEITO BICHO E DIZIA COISAS GROSSEIRAS, ESCABROSAS E A MULHER TAMBÉM DESCOBRIA QUE EU ERA PIOR QUE PAPAGAIO DE CUNHADA... EU QUERIA QUE ELA, A MULHER, AGILIZASSE: "FACILITE AI, PORRA!" ... "CARALHO, ABRE A PORRA DESSAS PERNAS LOGO"... A MULHER, DIANTE DESSE COMPORTAMENTO ANIMAL IMAGINAVA QUE EU HAVIA APRENDIDO ESSAS COISAS COM AS "ZINHAS DA VIDA". ATÉ HOJE ELA ACHA QUE EU VIVIA COMENDO PERIGUETES E QUE MINHAS "BAIXARIAS" ERAM FRUTO DESSAS RELAÇÕES. A DROGA, MESMO QUANDO O EFEITO VAI PASSANDO, NOS DEIXA AINDAS INSANOS E APENAS O TEZÃO VAI RETORNANDO. NESSE ASPECTO, DE TIRAR O TEZÃO, TIVE MUITA SORTE. IMAGINE SE DESSE TEZÃO, EM MEIOS PROMISCUOS, TERIA ADQUIRIDO DOENÇA. MINHA MULHER DUVIDOU DO RESULTADO DOS MEUS EXAMES E DISSE: - NÃO DEUUU NADAAAA?!!! ELA ACREDITAVA QUE DARIA. EU NÃO ESCONDO A VERDADE: ESSAS PORRAS TIRAM O TESÃO. DEPENDENDO DA DOSAGEM E DA IDADE PODE ATÉ FUNCIONAR... COCAÍNA MURCHA O PENIS QUANDO USADA EM QUANTIDADE AI TEM GENTE QUE MISTURA COM VIAGRA. MINHA MULHER TINHA SORTE POIS SÓ FAZIA SEXO COM ELA... UMA COISAPUXA OUTRA E FALOU EM DESLIGAMENTO, SEPULTAMENTO E EU SÓPENSO NAQUILO!!! HAHAHA

    ResponderExcluir

soporhoje10@gmail.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...