quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Meditação Diária, NA, 7 de setembro de 2011

Ressentimento e perdão

"Onde tem havido erro, o programa nos ensina o espírito do perdão."
Texto Básico, pág. 13


Em NA, começamos a interagir com o mundo à nossa volta. Não vivemos mais no isolamento. Mas, nos libertando do isolamento, pagamos seu preço: quanto mais interagimos com as pessoas, mais frequentemente vamos encontrar alguém pisando em nossos calos. E frequentemente estas são as circunstâncias nas quais surgem os ressentimentos.

Ressentimentos, justificados ou não, são perigosos para o andamento de nossa recuperação. Quanto mais guardamos ressentimentos, mais amargos eles se tornam, finalmente nos envenenando. Para ficarmos limpos, precisamos encontrara a capacidade de abrir mão de nossos ressentimentos e perdoar. Primeiro, desenvolvemos esta capacidade trabalhando o Oitavo e Nono Passos e a mantemos viva praticando regularmente o Décimo Passo.

Algumas vezes, quando estamos relutantes em perdoar, é útil lembrar que nós, também, podemos algum dia precisar do perdão de outra pessoa. Todos nós não fizemos, uma vez ou outra, algo que lamentamos profundamente? E não nos sentimos bem novamente quando os outros aceitaram nossa sincera reparação?

Uma atitude de perdão é um pouco mais fácil de desenvolver quando nos lembramos que todos nós estamos fazendo o melhor que podemos. E algum dia nós, também, vamos precisar de perdão.

Só por Hoje: Eu vou abrir mão de meus ressentimentos. Hoje, se eu for prejudicado, vou praticar o perdão, sabendo que eu preciso de perdão para mim mesmo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

soporhoje10@gmail.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...