sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Sinais de Recuperação


Estou escolhendo as coisas que quero fazer, em vez de me comportar como se não tivesse escolha.
Estou aprendendo a dizer NÃO.
Estou conseguindo me restabelecer do caos financeiro resultante da minha neurose.
Estou aprendendo a me defender e aos meus direitos em vez de lutar somente pelos direitos dos outros.
Estou aprendendo a trabalhar a minha família de origem, isto é, olhar para dentro de mim mesmo para descobrir as origens da minha codependência.
Estou aprendendo a estabelecer limites de trabalho. Muitas pessoas estão sentindo raiva de mim porque estou mudando, mas não estou me sentindo tão usado.
Estou aprendendo a parar de perguntar porque as pessoas estão fazendo isso comigo.
Estou aprendendo a não permitir que outras pessoas me controlem.
Comecei a sentir paz. Pela primeira vez na vida, tenho vontade de viver, e agora acredito que há um propósito para a minha vida.
Meu relacionamento com o Poder Superior, Deus como eu compreendo a Deus, melhorou.
Estou perdendo a minha invisibilidade emocional. Estou reconhecendo a mim mesmo e os outros estão me reconhecendo.
Finalmente acredito em minhas próprias palavras.
Estou deixando de "empurrar a vida com a barriga" e começando a sentir prazer em vivê-la.
Estou aprendendo a me desligar das pessoas ao invés de tentar controlá-las.
Estou aprendendo a estabelecer limites saudáveis de relacionamentos e não permitir que as pessoas me usem e me magoem.
Estou aprendendo a deixar de lado a preocupação e a negação e a lidar com os problemas de forma construtiva.
Estou aprendendo a sentir e expressar as minhas emoções e a valorizar o que desejo e necessito.
Estou deixando de me punir pelos problemas, bobagens e insanidades dos outros.
Estou deixando de exigir perfeição de mim mesmo e dos outros.
Estou deixando de reagir aos poderosos sistemas disfuncionais, parando de me envolver em loucuras e aprendendo a arte de deixar de ser vítima.
Estou deixando de tomar conta compulsivamente de outras pessoas e tomando conta de mim mesmo. Estou aprendendo a ser bom comigo mesmo e a me divertir.
Estou aprendendo a me sentir bem com as coisas que estou conquistando. Estou sentindo que as mereço.
Estou aprendendo a lidar com todas as minhas mensagens interiores de autoderrotismo (ninguém gosta de mim, não mereço coisas boas, não serei bem-sucedido...).
Estou aprendendo a não fugir da dor através de comportamentos compulsivos.
Aprendi que sou o único responsável pelo meu comportamento e suas conseqüências. Aprendi que tenho escolhas.
Estou aprendendo que não posso mudar por mim mesmo, que interligado com o processo de mudar os meus comportamentos está um Poder Superior, Deus da maneira como eu compreendo a Deus.
Estou aprendendo a deixar acontecer no "tempo de Deus" e a "deixar Deus agir".

Estou aprendendo a pensar, identificar, discutir e resolver os meus problemas de maneira construtiva.
Estou aprendendo a não suspender ou adiar uma crise ou decisão a fim de assegurar minha própria segurança, ou divisão entre eu e a situação problema.
Estou aprendendo quando é hora de mudar o que posso e quando é hora de deixar algo acontecer
Estou aprendendo a superar a minha negação e a enxergar as coisas que julgo dolorosas demais para serem vistas.
Estou aprendendo a questionar a minha família de origem e averiguar a maneira doentia com a qual reagi a eles.
Estou aprendendo a reconhecer e a não me deixar influenciar pelas mensagens negativas e auto-destrutivas do meu passado.
Estou aprendendo a não me orgulhar da minha insana capacidade de me privar ou abafar meus sentimentos.
Estou por opção própria e de maneira consciente, iniciando o meu trabalho de tristeza, ou seja, começando a sentir toda dor e tristeza que durante tanto tempo vinha me esforçando para evitar.
Estou aprendendo a ter compaixão pelas pessoas, ser solidário, mas sem me envolver com elas (assumir suas responsabilidades).
Não estou mais congelando minhas emoções e sentimentos.
Já não estou mais me entregando a todos os meus desejos e caprichos; a disciplina encontrou lugar em minha vida.
Estou tendo a certeza de que cuidar de mim mesmo é o melhor para todos e que o posso fazer. O que não posso, Deus o fará.
Estou aprendendo a ter mais confiança na minha capacidade de solucionar os meus problemas.
Estou desenvolvendo a cada dia que passa, um ouvido mais aguçado para identificar as mensagens interiores de auto-sabotagem.
Estou aprendendo a me dar crédito.
Estou aprendendo a respeitar e amar a mim mesmo. Estou aprendendo também, a amar os outros e a permitir que me amem de formas saudáveis que me fazem bem.
Estou seguindo o programa de 12 Passos de CoDA e me relacionando com amigos verdadeiros, saudáveis e apoiadores.
Estou aprendendo que não cabe aos meus companheiros de grupo, aprovar ou não a maneira como faço a minha recuperação. Estou aprendendo a colocar os princípios acima das personalidades.
Estou aprendendo a me fixar em conceitos como: honestidade, aceitação, cuidado, afirmação, aprovação, fortalecimento e amor.
Estou aprendendo conhecer e lidar com os meus padrões de auto-negligência.
Estou aprendendo a lidar com a minha "vergonha tóxica". Estou trabalhando a minha vergonha. Estou trabalhando em mudar o que acredito sobre mim mesmo, e meu direito de possuir coisas boas.
Estou aprendendo a mudar de um sistema baseado na vergonha para um de amor-próprio e aceitação.
Estou expondo a minha vergonha e tratando-a como um sentimento, procurando localizar as suas raízes.
Estou aprendendo a não permitir que a vergonha me impeça de fazer escolhas saudáveis.
Estou aprendendo que sou o que sou, e sou o bastante, apesar de meu passado, de meu presente, de meu futuro, de minhas fraquezas, de minhas fobias, de meus erros e de minha humanidade.
Estou aprendendo a não fugir da dor, pois as cicatrizes da dor se transformam na capacidade de amar e ser amado.
Estou aprendendo a praticar a gratidão.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

soporhoje10@gmail.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...