quarta-feira, 17 de agosto de 2011

USE SEU BOM SENSO - Livro Viver Sóbrio

Dia a dia, temos de usar tão somente a inteligência ao aplicar as sugestões que seguem:

Como quase todas as idéias, as sugestões deste livro podem ser mal-adotadas. Tomemos, por exemplo, a de comer doce. Obviamente, os alcoólicos com diabete, problemas de açúcar no sangue ou obesidade tiveram de encontrar substitutos para não prejudicar sua saúde. Enquanto, muitos outros puderam beneficiar-se da idéia de comer doce na recuperação do alcoolismo. (Muitos nutricionistas preferem porções ricas em proteínas a doces, como prática geral). Mas não é bom exagerar neste remédio. Devemos tomar refeições balanceadas, além de doces.

Outro exemplo é o uso do slogan “Vá com Calma”. Alguns chegaram a pensar que poderiam abusar desta noção sensata, transformando-a numa desculpa para a morosidade, a preguiça e a rudeza. Não é a isso, naturalmente, que se destina o lema. Aplicado apropriadamente, pode ser saudável; mal-aplicado, retarda nossa recuperação. Por isso, alguns acrescentam: “Vá com calma - mas vá!”.

É claro que devemos usar a inteligência ao seguir qualquer sugestão. Cada método aqui descrito precisa ser usado com bom senso.

Uma coisa mais: o A.A. não tem a pretensão de oferecer uma técnica científica para permanecer sóbrio. Podemos partilhar com você somente nossa experiência pessoal e não teorias e explicações científicas.

Assim, estas páginas não oferecem quaisquer medidas médicas para parar de beber, se você ainda está bebendo, nem quaisquer segredos mágicos para abreviar ou evitar uma ressaca.

Às vezes, ficar sóbrio pode ser conseguido em sua própria casa; mas, freqüentemente, a bebedeira prolongada tem causado problemas de saúde tão sérios que se torna mais aconselhável procurar assistência médica ou hospitalar para uma desintoxicação. Se você está de tal modo doente, poderá necessitar de cuidados profissionais antes de se interessar pelo que oferecemos aqui.

Muitos de nós, que não estávamos tão doentes, contudo “suamos” a desintoxicação em companhia de outros membros de A.A. Como nós mesmos passamos por isso, podemos oferecer ajuda, como leigos, para aliviar um pouco a angústia e o sofrimento. Pelo menos, compreendemos. Já estivemos nessa situação.

Desse modo, este livro não é sobre não beber; (mais do que parar de beber) é sobre como viver sóbrio.

Achamos que, para nós, a recuperação começou com o não beber, com o ficar sóbrio, permanecer completamente livre do álcool em qualquer quantidade e sob qualquer forma. Achamos também que precisamos nos manter longe de qualquer outra droga que afete a mente. Só podemos voltar a uma vida plena e feliz se permanecermos sóbrios. A sobriedade é a plataforma de lançamento para nossa recuperação.

Em certo sentido, este livro trata da maneira de administrar a abstenção (anteriormente não podíamos administrá-la; e por isso bebíamos).

Nenhum comentário :

Postar um comentário

soporhoje10@gmail.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...