domingo, 21 de agosto de 2011

Revista Vivência, 117. Janeiro e Fevereiro de 2009

A ORAÇÃO DO SÉTIMO PASSO

"Libertação do egoísmo em busca da humildade."

Em uma reunião de serviços de A. A. onde os nervos de certos companheiros, inclusive os meus, já estavam à flor da pele para serem manifestados, um companheiro sereno fez a seguinte pergunta: vocês já fizeram a oração do 7º Passo?
Todos ficaram perplexos. Eu mesmo tentei lembrar que oração era esta, mas não consegui. Espera aí! Tem oração no Sétimo Passo?
Que oração é essa? Eu conhecia muito bem as orações da Serenidade e de São Francisco, as duas mais usadas em A. A., mas a oração do Sétimo Passo passou-me despercebida.
Então o companheiro pegou o "Livro Azul" (Alcoólicos Anônimos) e no capítulo 6 "Entrando em Ação" onde Bill W. escreve sobre os Doze Passos e justamente no Sétimo Passo havia essa oração que dizia assim:

"Meu criador, 
agora desejo que me aceites como sou, 
por inteiro, bom e mau. 
Peço que removas de mim tudo 
e qualquer defeito de caráter 
que me impeça de ser útil a ti 
e aos meus companheiros.
Conceda-me forças para que ao sair daqui, 
eu cumpra as tuas ordens. 
Amém!"

Chegando em casa refleti melhor sobre esta oração e sobre a mensagem deste passo que me fez olhar alguns de meus defeitos de frente e humildemente pedir que o Poder Superior arrancasse de dento de mim todo o mal.
Quando surgem situações que querem destruir minha serenidade, a dor muitas vezes me leva a pedir a Deus a clareza para identificar meu papel na situação.
Admitindo minha impotência perante meus defeitos peço por aceitação. Tento ver como meus defeitos de caráter contribuíram para a situação. Poderia ter sido mais paciente? Fui tolerante, insisti em fazer da minha maneira? Estava assustado?
Á medida que meus defeitos são revelados, coloco a autoconfiança de lado e humildemente peço a Deus que remova minhas imperfeições.
A situação pode não mudar, mas com a prática de exercitar a humildade, desfruto de paz e serenidade, que são os benefícios naturais por colocar minha confiança em um Poder Superior a mim mesmo.
Descobri neste Passo a solução! Ao invés de tentar fugir de minhas dores e desejar que meus problemas desapareçam, posso rezar pedindo humildade!
A humildade curará a dor. A humildade permitirá que eu me aceite alegremente como ser humano, sujeito a erros! Repetidamente trabalhei no Sétimo Passo. Ás vezes retrocedia e me reorganizava. Faltava alguma coisa e me escapava o trabalho do Passo: - o que eu não havia visto direito? Uma palavra simples, lida, mas ignorada, a base de todos os Passos, na verdade de todo o programa de Alcoólicos Anônimos; essa palavra é humildemente.
Entendi muito de meus defeitos. Constantemente adiava meu trabalho, ficava com raiva facilmente, sentia muita auto-piedade, e pensava: - por que eu? Então me lembrei: "o orgulho sempre vem antes da queda" e eliminei o orgulho da minha vida...
Descobri que a verdadeira alegria da vida está em dar algo ao próximo.
Ficar livre das minhas imperfeições faz com que eu possa mais livremente fazer meu serviço e permite que cresça em mim a humildade. Minhas imperfeições podem ser colocadas humildemente, aos cuidados amorosos de Deus para que possam ser removidas.
A essência do 7º Passo é a humildade e a melhor maneira de buscá-la é poder dar tudo de mim para Deus: o bom e o mau para que "Ele" possa remover o mau e devolver-me o bom.
Tendo admitido minha impotência perante alguns defeitos, e tomando a decisão de colocar minha vida e minha vontade aos cuidados de Deus, não sou eu quem decide quais defeitos serão removidos, nem a ordem que serão removidos, ou ainda a hora que serão removidos.
Peço a Deus que decida quais os defeitos que me impedem de ser útil a "Ele" e aos outros e então, humildemente peço que os remova.
Não estou mais disposto a viver com a multidão de defeitos de caráter que caracterizaram minha vida quando eu bebia. O Sétimo Passo é o meu veículo para libertação destes defeitos. Rezo para ser ajudado a identificar o medo escondido nos defeitos e então peço a Deus para me libertar do medo. Esse método tem funcionando para mim sem falhas e é um dos grandes milagres de minha vida em Alcoólicos Anônimos.
Quando finalmente pedi a Deus para remover estas coisas que me separavam "Dele" e da luz do espírito, embarqueis na viagem mais gloriosa que podia imaginar. Experimentei a libertação destas características que me mantinham escondido em mim mesmo.
Devido a humildade deste Passo, hoje me sinto limpo. Sou especialmente consciente deste Passo porque agora sou útil a Deus e a meus companheiros. Sei que Ele me concede forças para cumprir sua vontade e me prepara para qualquer obstáculo ou coisa que possa surgir no meu caminho hoje. Sei que estou realmente seguro nas mãos de Deus e agradeço pela alegria de poder ser útil hoje.

(Fonte: Revista Vivência – 117 – Jan/Fev/2009 – Garcia/Ribeirão Preto/SP)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

soporhoje10@gmail.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...