Diga a verdade
“Um sintoma de nossa doença é a alienação, e a partilha honesta nos libertará para a recuperação"
Texto Básico, p. 90
A verdade nos conecta com a vida, enquanto o medo, o isolamento e a desonestidade nos alienam. Como adictos na ativa, escondíamos da maior parte do mundo o máximo que podíamos da verdade sobre nós mesmos. O nosso medo nos impedia de nos abrir para aqueles à nossa volta, nos dando proteção contra o que poderiam fazer se aparentássemos vulnerabilidade. Mas o nosso medo também nos impedia de nos conectar com o nosso mundo. Vivíamos como alienígenas em nosso próprio planeta, sempre bonzinhos e ficando, a cada minuto, mais solitário.
Os Doze Passos e o companheirismo de adictos em recuperação proporcionam, para pessoas como nós, um espaço onde podemos nos sentir seguros para dizer a verdade sobre nós mesmos. Podemos admitir honestamente nossa frustrante e humilde impotência perante a adicção porque encontramos muitos outros que já passaram pela situação – estamos a salvo junto com eles. E continuamos a contar mais verdade sobre nós à medida que continuamos a trabalhar os passos. Quanto mais fazemos, mais nos sentimos verdadeiramente conectados com o mundo à nossa volta.
Hoje, não precisamos nos esconder da realidade de nossos relacionamentos com as pessoas, lugares e coisas em nossas vidas. Aceitamos estes relacionamentos do jeito que são, sabendo que temos a nossa parte neles. Todos os dias dedicamos um tempo para nos perguntar: “Tenho dito a verdade sobre mim mesmo?” Cada vez que fazemos isto, nos afastamos mais da alienação que caracteriza a nossa adicção e nos aproximamos da liberdade que a recuperação pode nos trazer.
Só por hoje: A verdade é a minha conexão com a realidade. Hoje, vou dedicar um tempo para me perguntar: “Estou dizendo a verdade sobre mim mesmo?”
Nenhum comentário :
Postar um comentário
soporhoje10@gmail.com