segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Depoimento de jovem dependente químico em tratamento


Só uma cervejinha


"Falo por minhas palavras e com o meu coração. Não sou nenhum profissional da área médica, sou um “experiente” dependente químico.

O que quero falar hoje não é sobre meus momentos alucinados e, sim, de um fator muito importante para me manter em abstinência; o remédio para minha doença. Não vou dizer sobre a mudança de atitude e de comportamento, a base para quem quer mudar tudo na vida.
Todo dependente químico (DQ) tem a sua substância de preferência. Prefiro chamar de droga de preferência porque é uma droga mesmo. Essa preferência nada mais é do que a droga que “o cara curte mais”, aquela com a qual o DQ se identifica mais. No meu caso, graças a Deus, curtia, no tempo passado do verbo.

A mais importante atitude que devo tomar para permanecer remediado é ter a consciência do que posso e, principalmente, do que não posso fazer para manter distância de minha droga de preferência. A cocaína, como toda droga, incluindo o álcool, me deu momentos inexplicáveis de alegria no começo da minha adicção. Eu era o tal!

Sempre acreditei que meu único problema era a cocaína. Claro, eu estava errado! Além do meu comportamento autodestrutivo tinha, como dizem os psicólogos, o gatilho para chegar até o pó.

A bebida alcoólica, na minha opinião, por ser lícita e até glamourosa, é o pior de todos os gatilhos. Coloquei gatilho no plural porque existem outros fatores que podem levar o DQ à recaídas ou a continuar se drogando.

Se estando sóbrio o DQ já é super orgulhoso, imagina com uns goles a mais. Putz, ele é o rei! Insaciável, indestrutível, inatingível, inigualável era eu quando, como diz um DQ amigo meu, estava “embrutecido pelo etílico”. Nada podia me parar! Mal sabia eu que eu já estava parado. Parado na evolução como ser humano, como ser espiritual.

Não tinha traficante, boca (lugar onde se compra droga), polícia, amigo, família, namorada que pudesse me segurar. Era hora de cheirar. Mesmo não estando com vontade, ou melhor, mesmo estando com minha vontade mascarada, depois de tomar umas era só uma questão de tempo e lá estava eu de novo alimentando meu desejo mais podre.

Depois de passar por um tratamento de 8 meses, aprendi que embora o álcool não seja minha droga de preferência, é a alavanca para criar uma bola de neve chamada compulsividade para a droga e, conseqüentemente, me destruir.

Um DQ que realmente quer se recuperar tem que reconhecer seus limites. Saber até onde pode ir, o que deve fazer e o que não deve. Respeitar meus limites nada mais é do que ser disciplinado, ser coerente com as minhas metas. Essas coisas eu costumo falar de mim e para eu mesmo, pois, o ouvido mais próximo da minha boca é o meu!!!

Para mim, o DQ tem que ter medo, aliás, é bom que também tenha medo quem não é dependente. Não ter medo é irresponsabilidade, e é o primeiro passo para quem não quer se manter sóbrio ou para a recaída.

Agora fica fácil entender porque o álcool é um gatilho. A bebida me deixava sem medo, ou melhor, sem responsabilidade, e quem não tem responsabilidade não tem limites e eu sem limites volto a ficar doente, volto para a ativa. Saber disso é o que me torna consciente e consciente me torno coerente.

Como um diabético não pode comer doce, eu não posso usar drogas (por favor, não esqueçam do álcool quando falo de drogas)."

E andarei em liberdade; pois busco os Teus preceitos. Salmos 119:45

Crédito: PsiqWeb


3 comentários :

  1. Infelizmente hoje a drogadicção é um mal que assola toda a humanidade.
    A dependência química não tem cura, porém pode ser tratada.
    Vivia e não sabia como ser feliz...
    É como se resumia minha vida.
    Hoje graças primeiramente ao meu poder superior (Jesus cristo) livrou, amou e me deu oportunidades de conhecer lugares e pessoas cheias de boa vontade e acima de tudo acreditava nelas e posteriormente em mim. Tiveram sabedoria de Deus para mostrar e orientar-me como buscar uma nova maneira de viver...
    Através da casa de Abraão tenho obtido o privilegio de conhecer-me e ver-me de vários ângulos, nunca tinha durante 20 anos de adicção ativa parado pra analisar a gravidade dessa doença a qual infelizmente adquirir.
    Quando vejo chegar um novo residente, percebo o quanto essa doença é terrível e cruel ao ponto de pegar uma vida que foi gerada para ser feliz, amar e ser amada... E derrepente é invadida de desgosto, rancor, revolta, ódio, mágoa e os piores sentimentos que possam existir!
    Naquele primeiro contanto a sensação inicial que tenho é de covardia, injustiça e total impotência. Então peço ajuda a Deus, e aos poucos ele vai fazendo fluir novamente fé, perdão, esperança, e principalmente amor tendo a certeza que só por hoje posso fazer e ser diferente se eu acreditar que sou capaz.
    Sei agora que qualquer que seja a situação, ela tem dois lados... E não existe nada que jamais possa ser alterado, modificado, transformado apenas por hoje.


    MILTON JR(CASA DE ABRÃAO).

    ResponderExcluir

soporhoje10@gmail.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...