quinta-feira, 15 de maio de 2014

O papel da escola e do professor na prevenção das drogas - Artigo Científico

A dependência de drogas não é apenas uma relação de causa e efeito, está ligada a diversas variáveis que interagem entre si tornando cada caso singular. Com os jovens, a dependência não pode ser explicada como uma forma de delinqüência nem como um problema restrito a causas físicas e orgânicas, deve-se considerar todo o contexto, incluindo a família, a escola e os amigos. 

Parece difícil oferecer aos jovens uma sociedade sem drogas, mas é possível a construção de uma família, uma escola e uma sociedade mais preparada para enfrentar os problemas relacionados ao seu uso. Neste sentido, os educadores devem apostar na prevenção ao uso de drogas e suas conseqüências e dar apoio aos estudantes.

No Simpósio Internacional do Adolescente, foi apresentado trabalho que propôs programas de prevenção oferecidos a professores de escolas públicas, por meio de uma parceria com o Ministério de Educação e Cultura, Secretaria Nacional Antidrogas e Universidade de Brasília. 

A proposta deste projeto foi um modelo de educação voltada para a saúde, baseada nas relações do adolescente com os sistemas onde está inserido como a família e a escola, em três conceitos fundamentais: saúde integral do adolescente; prevenção e promoção de saúde, e saúde mental. A proposta pedagógica quer disponibilizar informações fundamentais à comunidade escolar para diminuir os fatores de risco e reforçar os fatores de proteção relacionados ao uso de drogas.

A proposta da Organização Mundial de Saúde é de a saúde na adolescência ser abordada como um todo, pois falar em saúde do adolescente é considerar a interação com o ambiente onde está inserido e que o influencia. Isso porque a adolescência é uma fase em que são adquiridos novos hábitos que poderão ser saudáveis ou não, sendo um momento fundamental para falar sobre prevenção, visando à promoção da saúde. 

As várias emoções que invadem o adolescente podem deixá-lo sem condições de lidar com seus sentimentos e conflitos que mudam constantemente, como o humor instável, ora eufórico, ora deprimido sem motivo, ora surpreendentemente impulsivo ou agitado, e assim por diante. Devido a grande instabilidade, ele precisa de compreensão e apoio. É necessário então observá-lo de perto e sempre, pois mesmo momentos passageiros de desequilíbrio podem resultar em conseqüências desastrosas, como tentativa de suicídio, consumo de drogas e práticas de violência.

O comportamento dos jovens é, em grande parte, ocasionado pelas pressões psicológicas e sociais pelas quais estão passando. Pesquisas mostram que os jovens não estão apenas iniciando cada vez mais cedo o uso de drogas, como também estão apresentando um consumo maior e casos de dependência precoce. Sabe-se que o abuso de álcool tem efeito na pessoa que o consome e em todos que o cercam, como os acidentes de trânsito provocados por motoristas que beberam álcool demais. 

Para orientar e fornecer material para os educadores, o projeto – que contou com a equipe do Programa de Estudos e Atenção às Dependências - Prodequi,– promoveu um programa de prevenção, na forma de ensino à distância. O material pedagógico, que procura reproduzir situações do cotidiano escolar construído a partir da experiência da equipe de professores autores do projeto, foi apresentado em 16 vídeos transmitidos pela TV Escola e complementados por dois volumes impressos contendo dois módulos cada um. Este mesmo material está sendo atualmente utilizado em oficinas com atividades grupais e comunitárias de formação de multiplicadores envolvendo outros educadores. Futuramente pretende-se explorá-lo também com os jovens e com os pais.


Fonte: OBID/SENAD

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