Quarta-feira, 12 de Fevereiro de 2014
Vivendo o momento
"Lamentávamos o passado, temíamos o futuro e não sentíamos grande entusiasmo pelo presente"
Texto básico p.8
Até experimentarmos a melhora que acontece quando trabalhamos os Doze Passos, sem dúvida não poderíamos encontrar uma situação tão verdadeira quanto a citada acima. A maioria de nós chegou a NA de cabeça baixa, com vergonha, pensando no passado e desejando voltar atrás e mudá-lo. Nossas fantasias e expectativas sobre o futuro podem ser tão extremas que, em nosso primeiro encontro amoroso com alguém, já estamos pensando no advogado que vamos contratar para o divórcio. Quase todas as nossas experiências nos levam a lembrar o passado ou começam a projetar o futuro.
No começo é difícil viver o momento. Parece impossível que nossas mentes possam parar. Temos dificuldade em divertir-n. A cada momento percebemos que nossos pensamentos não estão focalizados no que está acontecendo agora. Podemos orar e pedir a um Deus amoroso que nos ajude a sair de nós mesmos. Se lamentamos o passado, fazemos reparações vivendo diferentemente hoje: se tememos o futuro, trabalhamos para viver responsavelmente hoje.
Quando trabalhamos os passos e rezamos cada vez que descobrimos que não estamos vivendo o presente, vamos notar que esses momentos não estão ocorrendo tão frequentemente como costumavam acontecer. Nossa fé vai nos ajudar a viver só por hoje. Teremos horas, até mesmo dias, quando nossa total atenção estará focalizada no momento presente, não no passado que lamentávamos ou no futuro que temíamos.
Só por hoje quando eu vivo plenamente cada momento, eu me abro para as alegrias que, de outra maneira, poderiam me escapar. Se eu estou tendo problemas, eu vou pedir ajuda a um Deus amoroso.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
soporhoje10@gmail.com