quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

"É que narciso acha feio o que não é espelho"


O adicto escolado aprende a reconhecer seus sentimentos e procura domar as emoções, logo quando começa a seguir os doze passos da programação de AA e de NA. 

Mas nem todo adicto consegue definir seus próprios sentimentos de forma correta. Muitas vezes sente uma coisa que significa outra. Quando digo que não confundam egoísmo com egocentrismo, religião com espiritualidade e assim por diante, muita gente acha complicado distinguir uma coisa da outra e considera de somenos importância tais filigranas. 

Recordo o tempo em que, todas as manhãs, tinha que repetir meu nome, dizer que era adicto em recuperação, falar qual era meu sentimento, naquele dado momento, e qual a minha meta naquele amanhecer do dia. 

Como escrevo com certo atraso, devo falar que ontem meu sentimento matinal era de esperança e a minha meta era resolver algumas pendências. No final da noite meu sentimento era de alegria, acho que por ter resolvido tudo da melhor maneira possível e por estar limpo há tanto tempo. Mas vamos ao que interessa. 

Não escrevo para a intelectualidade, mas para aquelas pessoas que carecem de um olhar mais atento sobre o significado que certas palavras encerram. 

Noto, com frequência, que muita gente acha que egoísmo e egocentrismo significam a  mesma coisa. Então vou tentar bagunçar o coreto tentando encontrar certas nuances capaz de melhor ajudar, a quem interessar possa, a compreender estas palavras, tão corriqueiramente usadas no mundo da adicção, embora não se restrinjam a este universo. São tão abrangentes...

Penso em escrever, um dia qualquer, algo sobre algo sobre a Inveja (que presunção!), porque noto que muita gente não consegue notar, em si mesmo, este sentimento e só enxerga os defeitos alheios. Advirto, logo, de imediato, que não sou e nem quero ser professor, ótima profissão, mas um eterno aprendiz.

Outra ideia que me vem à cabeça é tecer algum comentário sobre o caráter e a perfeição, mas não devo prometer nada e, só por hoje, buscarei me fixar na significado das palavras egocêntrico e  egoísmo. Que não sejam minhas as distinções, é o que espero.

Conforme dicionário Houaiss o egoísmo é um substantivo masculino com as seguintes definições:

1 amor exagerado aos próprios interesses a despeito dos de outrem
2 exclusivismo que leva uma pessoa a se tomar como referência a tudo; orgulho, presunção
3 Rubrica: ética.
no kantismo, submissão do dever ao interesse particular, em detrimento da obediência à lei moral
4 Rubrica: ética.
no nietzchianismo, sentimento restrito a homem nobre e incomum, capaz de compreender o mundo do ponto de vista exclusivo de seu próprio interesse
5 Rubrica: psicologia.
atitude ética ou social que parte do princípio de que o fundamento de todo pensamento ou ação é a defesa dos próprios interesses

O Aurélio no diz que egoísmo é:

1.Amor excessivo ao bem próprio, sem consideração aos interesses alheios. 
2.Exclusivismo que faz o indivíduo referir tudo a si próprio (v. egocentrismo). [Antôn., nessas acepç.: altruísmo (1 e 2).] 
3.Filáucia, orgulho, presunção. 
4.Ét. Doutrina que considera como princípio explicativo dos preceitos morais, e como princípio diretor da conduta humana moral, o interesse individual. 
5.Ét. Amor exclusivo e excessivo de si, implicado na subordinação do interesse de outrem ao seu próprio. [Cf., na acepç. 5, amor-próprio e, nas acepç. 4 e 5, abnegação (2) e altruísmo (3).]

Agora vamos ver o significado de egocêntrico: 

O Houaiss diz que egocêntrico é adjetivo e substantivo masculino
Rubrica: psicologia. Que ou quem exibe atitudes ou comportamentos voltados para si mesmo, de modo relativamente insensível às preocupações dos outros.

No Aurélio achamos: egocêntrico
[De ego-1 + -centr(o)- + -ico2.] 
Adjetivo. 
1.Diz-se daquele que refere tudo ao próprio eu, tomado como centro de todo o interesse; personalista. 
2.Antrop. Egocentrado. 
Substantivo masculino. 
3.Indivíduo egocêntrico (1); personalista.

Complicado não é mesmo? Então busquei uma explicação aceitável, para marcar a diferença, entre uma coisa e outra, numa explicação dada por Ernesto von Rückert, Professor universitário aposentado de Física: 

"Egocentrismo é considerar que se seja o centro do Universo e que tudo existe para sua satisfação. Egoísmo é, mesmo não considerando isso, querer que tudo aconteça para seu benefício. O egoísta manipula as ações dos outros para beneficiá-lo. O egocêntrico acha que elas se darão naturalmente nesse sentido e considera que, se não se deram, é porque alguém agiu de modo incorreto e deve ser admoestado. O egocêntrico pensa que tudo "tem" que beneficiá-lo. O egoísta "quer" que tudo o beneficie, mesmo que não ache que tenha. O egocêntrico é um tolo. O egoísta é um malvado. Mas um egocêntrico também pode ser um egoísta."

Será que vai dar para compreender as distinções? Engraçado, agora me ocorreu uma outra questão, quando digo: eu fiz, eu isso, eu aquilo, eu sou melhor e etc, não estaria manifestando um sentimento típico dos Narcisos? "É que narciso acha feio o que não é espelho"!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

soporhoje10@gmail.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...