quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Semeando paz e amor pelos caminhos da vida


Quando residente em uma sereníssima vila, achei impressionante e bonito quando todos nós, residentes, unidos e de mãos dadas, formando uma enorme roda, ouvíamos um dos nossos irmãos falar, em voz alta, enquanto repetíamos, uníssonos, cada frase que ia pronunciando.

Era quase uma oração, que cheguei a publicar mas não tive como encontrar... Há momentos em que não vou devagar...

Também escrevia quase em total escuridão, para não acender a luz e incomodar quem estava dormindo.

Daí recorri a um buscador e fui parar exatamente no Blog AMANDO UM DEPENDENTE QUÍMICO.

Como é tarde copiei dois trechos, sem ler o post (perdão!). O que me encantou, naquele dia, foram os seguintes dizeres: 

Eu seguro a minha mão na sua, e uno o meu coração ao seu, para que juntos(as) possamos fazer aquilo que eu não posso fazer sozinho(a)". “Tudo estará bem enquanto os laços que nos unem forem maiores e mais fortes do que aqueles que nos afastariam...”

Depois veio a oração da serenidade. 

Aprendemos muito com os 12 passos no local em que estive residente, de forma voluntaria. Foi - para mim - como cursar uma universidade que não pode oferecer diploma, que não oferece créditos, sequer reconhecimento...

Lá fora, sabia o que me aguardava. Coisas como o preconceito, o estigma, a crise de confiabilidade e, sobretudo, a codependência, dentre tantas coisas...

Lá dentro era um mar de rosas, fora é como estar numa selva de pedras onde esquecemos que o ser domesticado corre muitos riscos.

O adicto, na ativa, é uma fera ferida. Sou daqueles que acreditam que nada acontece por acaso, sem sermos fatalista. Mas em cada cabeça há um ou vários dramas, ou nenhum para os mais resolvidos e estruturados, resumidamente escrevendo. Claro que existe um fator desencadeador, uma força motriz, algo que impulsiona e pressiona o gatilho que vai detonando o adicto com sucessivos disparos de insanidades.  Coisas que ninguém vê e só o adicto parece sentir.

Se fraquejar, cai e recai, até o dia em que vai cansar, porque verifico que há um ponto de exaustão. Conheci muita gente que cessou o uso repentinamente, como um milagre de Deus e isto a mídia não revela, não divulga, nem propaga. Se procurar vai achar inúmeras pessoas que se libertaram, do vício, sem ajuda outra que não fosse de foro íntimo. Na minha opinião, cansaram de viver e de levar uma vida de merda.

Mas para fechar este post gostaria de partilhar algo que não tem nada a ver com drogas, mas com o amor ao próximo e quem não se ama, não pode amar seu semelhante. Acredito que estou voltando aos bons tempos, quando vivia limpo, como tenho estado nos últimos meses.

Já nem conto mais os dias... posso apenas ter noção. Já faz um bom tempo e já me ocorreram coisas que, outrora, com certeza, me conduziriam a ter uma, ou mais recaídas. Venho mantendo-me firme e resoluto, acho que também cansei e espero que a vontade de Deus se cumpra, pois minha vida e minhas vontades estão nas mãos dele. Do meu jeito não deu certo...

Agora mudando de assunto gostaria de partilhar algo que vi e que não gostei, porque estava no extremo oposto de uma avenida, em meio a uma multidão de gente que atravessava a pista de uma grande avenida, aproveitando o momento em que o sinal estava verde.

De repente verifiquei que um homem, numa cadeira de rodas, tentava atravessar a movimentada avenida, enquanto o sinal estava fechado. O homem demonstrava falta de força ara impulsionar a cadeira de rodas, em que se achava. O sinal abriria a qualquer momento e o homem, esforçava-se muito e quase não conseguia sair do lugar. Estava em apuros. Parece que ninguém reparava o que eu estava observado, em fração de segundos.

Sei que vivemos nos tempos da indiferença, do individualismo acentuado e outras deficiências de caráter que não são coisas apenas de adictos; Então corri até onde o homem estava e disse, rapidamente: -posso lhe ajudar, companheiro! e escutei de volta: "- "claro que sim, estou com meu pé recém-amputado", disse-me. O curativo estava à mostra.  Ele parecia fragilizado e não quis pedir ajuda, sei lá porque? Talvez carregasse dentro dele coisas que já senti e que chamo de descrença no gênero humano, com as raras e devidas exceções.

Quando a responsabilidade é difusa alguém tem que tomar alguma iniciativa para corrigir seja lá o que for que pareca estar errado. Ser fraterno e solidário independe de ser, ou não ser um adicto, é algo que deveria estar presente, nas variadas mentalidades, das personalidades multifacetadas, de qualquer ser humano. 

Bem, consegui levar o homem até mais adiante do que ele sugeria. Acho que é um dever, uma questão que marca minha consciência. Já passei momentos duros em que poderia ser ajudado e não fui, depois lembrei que devemos amar ao próximo como a nós mesmo e acabei - creio - fazendo uma boa ação. Tchau-tchau...

Ele não viu meu rosto, nem eu o dele. Nos despedimos  e cada um seguiu seu rumo. Nem deveria contar isto, mas assim procedo porque sou mais um anônimo na multidão e não sou merecedor de elogios de qualquer natureza. Cumpri um dever como cidadão, como um irmão, ou um amigo, que vendo o outro em dificuldade, não espera que o pedido de ajuda aconteça e se antecipa, sem nada esperar, além de fazer o bem, por amor ao próximo. Vai lá e simplesmente cumpre o dever de casa e o que manda a boa educação e nossos princípios espirituais. 

Com isso eu devo confessar que tenho um sonho que é o de ver o amor a si mesmo e ao próximo vicejando. Parece algo utópico, como "Imagine", de John Lennon. Mas tudo brota da nossa imaginação utópica; sem ela ainda estaríamos nos tempos das cavernas. 

Recordo o dia em que caminhava junto com a mulher e dizia a ela: - já pensou se pudéssemos  sair por ai, a plantando sementes de amor e de bondade por onde passamos, seja lá qual for o caminho e a caminhada? e conclui: um dia, quem sabe, quando retornarmos pelo mesmo caminho, talvez possamos colher o que plantamos e recebermos os bons frutos da nossa semeadura. É como penso, eu sou assim mesmo, apenas vou cumprindo minha arte nessa alongada estrada da vida.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

soporhoje10@gmail.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...