11 de março de 2013
Aliviando a carga
"Não nos tornamos pessoas melhores, julgando os erros dos outros. O que nos fará sentir melhor é limpar nossas vidas."
Texto Básico, p.. 41
Algumas vezes precisamos de algo para nos ajudar a compreender o quanto guardar um ressentimento está nos fazendo mal. Podemos não estar atento a como os ressentimentos são destrutivos. Pensamos: “E daí, eu tenho direito de estar com raiva”. Ou: “Eu posso estar nutrindo um rancor ou dois, mas não vejo nenhum mal”.
Para ver mais claramente o efeito que guardar ressentimentos tem em nossas vidas, poderíamos tentar imaginar que estamos carregando uma pedra por cada ressentimento. Um pequeno rancor, tal como a raiva por alguém dirigir mal, poderia ser representada por uma pedrinha. Nutrir má vontade em relação a um grupo inteiro de pessoas poderia ser representado por um enorme pedregulho. Se, de fato, verdadeiramente tivéssemos que carregar pedras por cada ressentimento, seguramente nos esgotaríamos com o peso. Na verdade, quanto mais incômoda nossa carga, mais sinceros nossos esforços para descarregá-la.
O peso de nossos ressentimentos impede nosso desenvolvimento espiritual. Se verdadeiramente desejamos liberdade, vamos procurar nos livrar do máximo de peso extra que for possível. À medida que nos aliviamos, vamos notar uma maior habilidade para perdoar nossos companheiros seres humanos pelos seus erros, e nos perdoarmos pelos nossos. Vamos alimentar nossos espíritos com bons pensamentos, palavras gentis e ajuda aos outros.
Só por Hoje: Eu vou procurar remover a carga de ressentimentos de meu espírito.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
soporhoje10@gmail.com