segunda-feira, 4 de março de 2013

Oração para dormir – Santo Anjo do Senhor…

Anjo da Guarda


Quando eu era pequenininha

E minha mãe já tinha ido para o céu

Todas as noites, antes de dormir,

Colocava as mãozinhas em palma

E rezava bem baixinho:


Este quadro do anjo com as crianças é uma das boas lembranças que tenho da minha infância…

Lembro-me de um em especial: o anjo bem atrás de duas crianças atravessando a ponte.

Todas as casas tinham um quadro de Anjo da Guarda para proteger as suas crianças…

Eu já me sentia protegida, só de olhar para o quadro – uma cena muito forte e sensível.

Hoje, as crianças têm outras visões ou referências sobre proteção, talvez mais reais e menos românticas.

Acredito que, naquela época, tínhamos uma fé muito ligada às experiências cotidianas.

Em maio, as mulheres católicas que tomavam conta das Igrejas, preparavam as crianças para os eventos de Coroação

de Nossa Senhora e, quando era a minha vez, eu nem dormia de tanta ansiedade.

Saudades da “Tia Amelinha” – irmã da minha mãe – que cuidava de providenciar vestidos de anjos, com plumas

e coroas de rosas, cheias de brilhos (vestidos de seda e flores de tecido, em várias cores, que deixavam a

gente cheia de indecisão – que cor escolher? – Rosa claro,  ou mais escuro, azul de todos os tons, roxos, lilaz, branco… tantas cores!!!)

As asas eram tão grandes e lindas que parecíamos capazes de voar!!!

Em Conceição do Mato Dentro, na Igreja da Matriz,

disputávamos colocar a Corôa na cabeça de Nossa Senhora da Conceição

- era a coroação mais importante do mês de maio.

(-Psiu!!! a gente não podia nem piar e nem se mexer – ficávamos quietinhas e concentradas).

Não me recordo de garotos coroando Nossa Senhora – hoje refleti sobre isso. Não mesmo…

Decorávamos os versos e o côro: (era tanta responsabilidade que a gente até tremia):

“Como um elo, de ouro, elo d’ouro de neve…

Bem de leve… leve, leve …

Caem as bênçãos  lá dos céus…”

É Maria, que acesa, num luar de um sorriso,

Nananinããã… Nos ensina a grandeza, De um Deus no Paraíso!!!”

Eu era muito pequena e não me lembro mais de algumas palavras…

Sonhos? Não, saudades de uma infância bem vivida e muito saudável…

Postado por: Delza Maques

Crédito: Bendito Assunto

Nenhum comentário :

Postar um comentário

soporhoje10@gmail.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...