sexta-feira, 29 de novembro de 2013

PSICANÁLISE - QUE BICHO É ESSE? Por Keli Arruda

É muito comum usarmos o termo "neurose" para nos referirmos a alguém que está demasiadamente preocupado com alguma coisa; ou mesmo para definir a ideia fixa de alguém. Mas você sabe, realmente, o que é uma neurose e como ela surge? Será que você não possui alguma "neurose de estimação"? Vou contar uma historinha que pode esclarecer melhor isso.

Um senhor, muito caprichoso em tudo o que fazia, resolveu fazer uma calçada na entrada de sua casa. Comprou todo o material necessário e pôs mãos à obra. Preparou o espaço, "virou" a massa da melhor forma que podia e a espalhou no lugar. Como queria que sua calçada ficasse perfeita, passou horas alisando o concreto, até que ele estivesse muito bem nivelado e não restasse qualquer imperfeição, retirando, inclusive, as sujeirinhas trazidas pelo vento. Quando terminou sentiu orgulho de si mesmo, pois tinha feito um excelente trabalho: "Fiz melhor do que muito profissional" - pensou satisfeito.

Isolou o local com uma corda bem grossa, para que nenhum distraído deixasse de perceber que poderia passar por qualquer lugar, menos por ali; deu por encerrado o trabalho do dia e foi descansar. Nem mesmo seus filhos puderam sair de casa para não estragarem o serviço. No dia seguinte, provavelmente, tudo já estaria seco , ou quase, e o risco de acontecer algum problema com a calçada seria menor.

Entretanto, com o que o caprichoso senhor não contava era que, durante a noite, um cachorrinho iria visitá-lo. E foi o que aconteceu. Como o cachorro era pequeno, passou por baixo da corda e deu boas voltas pela nova calçada, com o cimento ainda fresco. Obviamente as marcas de sua visita ficaram registradas. O homem, coitado, levou um choque ao ver todo o seu trabalho "estragado" e chorou de desgosto porque as patinhas, contra sua vontade, ficaram fazendo parte da calçada de sua casa...

O que esta historieta nos ensina sobre as neuroses? Na verdade, ela é uma parábola. A calçada lisa e bem trabalhada representa o nosso inconsciente; o homem e suas atitudes representam nosso emocional; o passeio do cachorrinho é o conflito e as marcas de suas patinhas são a neurose.

Eu explico: o inconsciente é o lugar da psiquê onde residem os desejos e as pulsões (instintos). Lá também, guardamos todas as impressões, situações vividas, como marcas permanentes (mesmo quando parecem ter sido esquecidas) que nos acompanham por toda a vida. Essas situações podem ser um abuso sexual, a separação dos pais, a perda de um emprego, de um amor, entre outras coisas. O que ocorre, é que muitas dessas situações são inesperadas e surgem em momentos em que não estamos emocionalmente preparados, como foi o caso do passeio do cachorrinho para aquele homem. Neste momento o emocional leva um choque, porque está preparado para uma coisa e recebe outra. Aquilo que ele recebe num desses momentos de despreparo é o seu conflito, que quando não é superado deixará marcas profundas que se transformam em neuroses. Entenda bem. O conflito interior precisa ser superado, não ignorado. Muitas vezes, numa situação de desentendimento, por exemplo, diz-se que não existe mágoa de A ou de B, enquanto o que, realmente acontece é a negação deste sentimento. É justamente aí que a neurose se fortalece, na negação do conflito e de suas consequências, o que traz doenças emocionais e somatizações.

Quer viver bem? Resolva seus conflitos interiores, perceba suas neuroses e não as alimente. Prepare seu emocional para lidar com a vida, porque ela sempre trará uns cachorrinhos para passearem na sua calçada. e quem sabe você consiga transformar as marcas de suas patinhas em diferenciais positivos em sua vida!?

Nenhum comentário :

Postar um comentário

soporhoje10@gmail.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...