terça-feira, 2 de abril de 2013

Não há solidão maior que a do crack!


Texto de  Ranieri Costa:

Solidão, nunca soube a fundo o real significado dessa palavra. Na verdade talvez me enganei por muito tempo com aquilo que pensava ser solidão. Hoje, trabalhando com moradores de rua e usuários de crack, descobri que nada proporciona maior solidão que o crack. É apenas você e a pedra, que rapidamente se acaba. 

Seja ela acesa em um cachimbo ou em uma lata. O fato é que ao final da "dura" (um dos nomes dado ao crack pelos usuários), você está sozinho, aliás, mesmo quando a "dura" ainda está queimando o usuário já está solitário e permanece quando ela já não tem mais nada à queimar. 

Não há solidão maior que a do crack! Adolescentes, jovens e adultos tem sofrido na pele o fato de estarem solitários por conta dessa doença - dependência química. O que torna essa solidão tão avassaladora, não é exclusivamente a droga, mas o fato de que a sociedade não quer gastar tempo tentando resgatar o que está se perdendo e acaba excluindo essas pessoas. Classificamos dependentes químicos como criminosos e quando fazemos isso, nós é que cometemos um ato criminoso. Quando vemos alguma pessoa nessa situação - dependência química, passamos para o outro lado da rua, olhamos com olhares de julgamento, acusação e muitas vezes de desprezo, enfim as maneiras que utilizamos pra isolar essas pessoas são inúmeras. Somos verdadeiros criminosos por isso! Nos conformamos com a teoria de que o governo não faz nada, as pessoas também não, e por isso nós também não precisamos nos envolver. Deveríamos ser presos por isso. Somos nós que aumentamos de maneira espantosa a solidão que o crack por si só já proporciona. 

Não há solidão maior que a do crack! E se tem algo que pode reverter esse quadro, é um despertamento para pararmos de agir da maneira que temos feito. Afinal, não há vida onde o desprezo habita, a paz não se faz presente em uma sociedade preconceituosa, as guerras não cessam quando existem pessoas que cultivam o ódio, o amor não é visto no coração de pessoas egoístas e a luz não brilha no comodismo.

Crédito:  SOPÃO - FACEBOOK 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

soporhoje10@gmail.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...