Minnesota é um dos estados americanos menos conhecidos no Brasil. Está localizado ao norte dos Estados Unidos, possui uma agricultura dinâmica, onde faz muito frio e é povoado por imigrantes do norte da Europa. Minnesota não foi o primeiro lugar a ter um centro de tratamento baseado nos 12 Passos de AA, mas foi de lá que um modelo específico se desenvolveu, modelo esse que predomina nos Estados Unidos até hoje e que está rapidamente se espalhando por outros países.
Não há uma boa explicação do porque isto aconteceu em Minnesota e não em outra localidade mais urbana.
Quando a organização de Alcoólicos Anônimos foi fundada, em 1935, sentiu-se a necessidade de um local para internar os alcoólatras que estavam sofrendo e queriam parar de beber.
Manicômios e Tratamento de dependentes químicos
Enquanto isso, no manicômio estadual de Minnesota chamado Wilmar State Hospital, um psiquiatra, juntamente com o psicólogo Dr. Daniel Anderson tentaram desenvolver um trabalho juntos aos alcoólatras que ocupavam uma grande parte dos 1.600 leitos daquele hospital. Eles convidaram o grupo de AA que colaborava com a Hazelden a lhes ajudar no manicômio e logo perceberam que, através das reuniões de uma equipe multidisciplinar, incluindo os membros de AA que atuavam com conselheiros. Assim foi desenvolvido um dos primeiros grupos de profissionais multidisciplinares, incluindo dependentes em recuperação, baseados nos princípios de AA.
Logo se tornou claro que o manicômio não era um local apropriado para tratamento de dependentes químicos. Uma das medidas que o grupo multidisciplinar adotou foi a de permitir que os alcoólatras entrassem e saíssem do hospital livremente, gerando assim conflitos com a administração do mesmo.
A clínica na Hazelden, que não estava indo bem, contratou Dr. Dan Anderson para dar continuidade ao trabalho que ele começou no manicômio de Wilmar.
Assim nasceu o Modelo Minnesota, precursor de todos os modelos para tratamento de dependência química, que tem sua base estruturada nos 12 Passos de AA e que faz uso de uma abordagem multidisciplinar.
O Modelo Minnesota baseia-se nas seguintes concepções:
O Modelo Minnesota rege-se pelos seguintes princípios:
Pontos Fracos do Modelo Minnesota:
Resumo do Modelo Minnesota:
Contrastes desse modelo de reabilitação com o modelo médico tradicional onde:
|
Blog dedicado aos adictos que não querem morrer nas garras da adicção e a todos aqueles que vivenciam e vivenciaram problemas relacionados com dependência química. É mais um espaço independente, aberto para codependentes, membros das irmandades A.A., ALA-NON, N.A. NAR-ANON, profissionais da área de saúde e outros grupos de auto-ajuda. É destinado a quem vive um dia de cada vez. Só Por Hoje é nosso lema!
sábado, 18 de junho de 2011
MODELO MINNESOTA
Assinar:
Postar comentários ( Atom )
Nenhum comentário :
Postar um comentário
soporhoje10@gmail.com