quarta-feira, 22 de junho de 2011

Clínicas, Adicção e recuperação,, Valor Terapêutico

Compreendemos que os adictos de modo quase universal são acusados de manipuladores, mas, em se tratando de eventos que adquirem notável consistência e compreendendo que muitas clínicas não passam de empresas com fins lucrativos e, não obstante isto, muitas são clandestinas e outras tantas são desprovidas de eficácia, decidimos dar crédito a quem  precisa.  Acresço que em matéria de adicção o verbo manipular é conjugado por todos, sempre no modo do presente do indicativo, embora pouca gente perceba quem manipula quem. Salientamos ainda que, clínicas ajudam na desintoxicação e na aquisição de conhecimentos de valor terapêutico, mas não são determinantes para o bom sucesso de uma recuperação.
A chave, o segredo, está dentro de quem precisa se recuperar. Se o ambiente de recuperação for favorável tudo leva a crer no sucesso da terapia. Se for adverso, só mesmo a fé e a determinação de quem busca se recuperar...
Quase todas as clínicas sérias recomendam o AA e o NA e, como suporte familiar, o Al-Anon e Nar-Anon, o que credencia estas irmandades como consolidadoras de qualquer tratamento. Isto não exclui a ajuda psiquiatrica e o acompanhamento profissional especializado. Para os que só crêem em recuperação através de clínicas, as irmandades estão ai para demonstrar que é possivel ficar limpo frequentando-as. Ressalvamos, contudo, que inúmeros dependentes, de repente, deixam o vício. Se recaem, ou se irão recair não nos foi possível verificar. Uns conseguem mediante uma força interior, que em AA e NA, denominamos de Poder superior construtivo, ou Deus conforme o concebemos. Outros frequentam uma determinada Igreja. Algumas dessas pessoas que largaram o vício são pessoas muito pobres e, ao serem indagadas como conseguiram, respondem que conseguiram tomando vergonha na cara. Eis ai, mais uma questão para ser refletida, além da eficiência versus ineficiência de clínicas. Continuamos insistindo que, antes de internarem alguém, busquem orientação, busquem referencias reais e não se deixem levar por propagandas na Internet, nem por fotos e textos bem redigidos. Um internamento é coisa séria. Outro detalhe é observar os índices de recuperação obtidos através de clínicas, que, cremos, dever ser muito baixo. Sem vontade própria não acreditamos na recuperação de um viciado. Se existe vontade que ela seja estimulada, elogiada e apoiada, nunca desmerecida. Para os que caíram no conto das Clínicas há o recurso judicial, que é recomendável pois inibe e corrige os desmazelos existentes nestas instituições que se aproveitam da situação. Continuaremos publicando cartas de adictos. Temos relatos de seres humanos que acabam esquecidos nestas clínicas, aonde os familiares só fazem efetuar pagamentos, o que é muito desolador.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

soporhoje10@gmail.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...