sábado, 18 de junho de 2011

Dependências não Químicas



Sexo Patológico

O Ambulatório de Tratamento do Sexo Patológico do PROAD iniciou suas atividades em 1994, como parte de um projeto piloto de tratamento de dependências não-químicas, ao lado do programa dedicado ao tratamento do jogo patológico. Desde então, aproximadamente 90 pacientes já foram atendidos no serviço, seja diretamente para tratamento de seu descontrole sexual ou como voluntários de pesquisas realizadas neste campo.

Atualmente, o ambulatório oferece tratamento psicoterápico individual e em grupos, atendimento grupal breve e processual, abordagens cognitivo-comportamental e farmacológica se necessárias.

São atendidos dependentes de sexo parafílicos e não-parafílicos, sendo outros eventuais transtornos sexuais encaminhados a outros serviços.

No campo da produção científica, o ambulatório tem publicada a validação para o Português de uma escala para rastreamento de dependência de sexo1, uma dissertação de mestrado traçando o perfil epidemiológico de uma amostra de dependentes de sexo de São Paulo e as características da intervenção com fluoxetina, em um ensaio clínico controlado. Estão em desenvolvimento trabalhos sobre a psicodinâmica da dependência de sexo e o tratamento psicodinâmico oferecido no PROAD bem como a proposta de uma escala para avaliação de severidade de dependência de sexo.

Os interessados em agendar uma consulta de triagem ou encaminhar pacientes devem entrar em contato com o PROAD (ou orientar os pacientes a fazê-lo) pelo telefone (11) 5579-1543 ou pelo e-mailaderbalvieira@doctor.com.


O atendimento é estritamente ambulatorial e voluntário, além de gratuito.1 SILVEIRA, D.X.; VIEIRA, A.C.; PALOMO, V; SILVEIRA, E.D. Validade de critério e confiabilidade da versão brasileira de uma escala de rastreamento para dependência de sexo. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 22, no. 1 , p. 26-30 , 2000

Nenhum comentário :

Postar um comentário

soporhoje10@gmail.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...