domingo, 24 de abril de 2011

REUNIÕES ABERTAS E FECHADAS DE NARCÓTICOS ANÔNIMOS - NA


QUADRO DE CUSTÓDIOS DO SERVIÇO MUNDIAL BOLETIM NO 15
REUNIÕES ABERTAS E FECHADAS DE NA

Este artigo foi produzido pelo Quadro de Custódios do Serviço Mundial em Agosto de 1987, em resposta às necessidades da irmandade. Este boletim foi revisado durante o ano de conferência 1995-1996. 

Nosso propósito ao nos referirmos às reuniões abertas e fechadas de NA é o de ajudar os membros de NA a entenderem precisamente o que estas podem oferecer tanto aos adictos quanto aos não adictos. Existem diferentes tipos de reunião de NA que servem a diferentes propósitos. Comunicados da irmandade revelaram a necessidade de entender qual o papel dos diferentes tipos de reuniões, para levar a nossa mensagem. 

A população em geral está adquirindo uma consciência maior da nossa irmandade e tem um interesse maior nas nossas reuniões. O quadro de custódios recebeu relatórios sobre confusões que ocorrem quando pessoas não-adictas interessadas ou pessoas que não têm certeza de sua adicção comparecem às reuniões de NA. Essa confusão pode aumentar quando essas pessoas participam de nossas reuniões. 

Nossa mensagem de recuperação nas reuniões pode ficar nublada ou diluída, quando pessoas, tais como pais, cônjuges, terapeutas, membros de outras irmandades ou outros que não são membros de NA, partilham ou falam nas reuniões de NA. 

Sempre encorajamos respeito, tacto e diplomacia quando somos confrontados com circunstâncias onde não adictos comparecem às reuniões regulares de NA. A maioria dessas ocasiões não apresenta problemas continuados para nossos grupos. Entretanto, devido ao contínuo crescimento e maior consciência sobre NA, todos devemos olhar adiante. Acreditamos que, ao adquirirmos maior compreensão a respeito das reuniões abertas e fechadas de NA, nossos membros podem ficar preparados para levar a mensagem de recuperação da adicção às drogas aos adictos, como também partilhar nossa mensagem com outros interessados. 

O Quadro de Custódios do Serviço Mundial recomenda as seguintes directrizes e definições: 

1. Uma reunião de Narcóticos Anónimos, quer aberta ou fechada, é um refúgio para adictos. Pretende ser um lugar seguro e benéfico, onde um adicto pode ouvir a respeito e participar da recuperação da doença da adicção às drogas. Por mais que pudéssemos desejar, não podemos ser todas as coisas para todas as pessoas. 

2. Uma reunião fechada em Narcóticos Anónimos é para aqueles indivíduos que se identificam como adictos ou para aqueles que não têm certeza e pensam que podem ter um problema com drogas. Uma reunião fechada de Narcóticos Anónimos proporciona uma liberdade que é necessária para uma partilha mais íntima e pessoal pelos seus membros. Realiza isso ao proporcionar uma atmosfera em que os adictos podem se sentir mais seguros de que aqueles que estão presentes serão capazes de se identificar com eles e partilhar sua própria experiência, força e esperança. 

3. Uma reunião aberta é uma reunião de NA a que podem comparecer todos aqueles (por ex., juízes, assistentes sociais, profissionais, membros da família) interessados em como encontramos recuperação da doença da adicção. No entanto, a participação verbal é restrita aos membros de NA. Uma reunião aberta em Narcóticos Anónimos permite que as pessoas de fora da irmandade observem o que é e como funciona Narcóticos Anónimos. Isto pode ser muito útil para aqueles indivíduos que estão se esforçando para chegar a uma conclusão sobre sua condição pessoal como um adicto. Uma reunião aberta em Narcóticos Anónimos é um método que nossos grupos utilizam para realizar seu propósito primordial de levar a mensagem ao adicto que ainda sofre. Alguns grupos também fazem reuniões abertas como um meio de permitir que os amigos não adictos e parentes dos membros de NA celebrem os aniversários de recuperação com eles. 

4. Nossa estrutura de serviço fornece amplos meios para a participação de não adictos em Narcóticos Anónimos. Além de reconhecer a necessidade e o valor de custódios não adictos (Guia Temporário de Trabalho para Nossa Estrutura de Serviço) e trabalhadores especializados não adictos (Oitava Tradição), a irmandade aprovou um material (Manual de Informação ao Público) que serve para reuniões comunitárias de informação pública. Estas reuniões são o veículo para os esforços dos comités de serviço, que estão orientados para transmitir informação sobre nossa irmandade para o público em geral; não são reuniões regulares de NA e são a abordagem preferida para informar ao público em geral sobre Narcóticos Anónimos. Essa abordagem evita confusão, não representa ameaça ao anonimato, não afecta a mensagem de NA nas reuniões regulares e nos permite continuar nossa recuperação e serviço, ao mesmo tempo que vai de encontro às necessidades dos não adictos interessados em NA.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

soporhoje10@gmail.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...