GRUPOS DE MUTUA
AJUDA E A
(RE) CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE
Fonte:
Edemilson Antunes de Campos
Nas últimas
décadas um fenômeno novo vem chamando atenção pelo ritmo com que se propaga na
sociedade brasileira. Trata-se dos Grupos de Mútua Ajuda; agrupamentos em que se
reúnem pessoas de diferentes idades e classes sociais em busca de apoio mútuo
para superar vícios ou comportamentos compulsivos que as levaram a uma vida
destrutiva e, na maioria das vezes, a um contexto de exclusão social.
No Brasil funcionam
hoje pelo menos dezessete grandes associações de mútua ajuda, com centenas de
filiais nas maiores cidades brasileiras. Entre essas associações destacam-se: os
Narcóticos Anônimos, os Jogadores Compulsivos Anônimos e os Alcoólicos
Anônimos.
A principal matriz
dos grupos de mútua ajuda é a Irmandade dos Alcoólicos Anônimos (AA), fundada em
1935, em Akron, Estado de Ohio, nos Estados Unidos, e desde seus primórdios
reconhecida como um dos mais eficientes Programas de Recuperação de alcoólatras.
A Irmandade Alcoólicos Anônimos conta hoje, em números aproximados, com 2,8
milhões de membros no mundo inteiro, em 90 mil grupos espalhados por 151 países.
(Alcoólicos Anônimos, 1997) No Brasil, o primeiro grupo de AA surgiu em 1947 e
hoje há cerca de 5700 grupos, perfazendo um total em torno de 120000 membros,
segundo dados do Escritório de Serviços Gerais de Alcoólicos
Anônimos.
Outra importante
Irmandade em escala mundial são os Narcóticos Anônimos. Esta é uma das mais
antigas e maiores associações de drogadictos em recuperação que se conhece no
mundo. O método de N.A para recuperação da adicção às drogas é inteiramente não
profissional, contando apenas com o apoio mútuo dos seus membros. A Irmandade
N.A é organizada localmente na forma de grupos auto-geridos e auto sustentados.
Devido ao sucesso de seu programa de recuperação, os Narcóticos Anônimos atende
1 milhão de pessoas em 150 países. No Brasil, funcionam 400 grupos, freqüentados
por 20000 dependentes em recuperação. Atualmente, aqueles que não têm condições
para freqüentar as reuniões do grupo presencial, podem fazê-lo pela internet
através do grupo virtual N.A on-line. Com o objetivo de auxiliar os familiares
dos dependentes químicos também encontramos o NAR-ANON.
Utilizando um método
totalmente não profissional e não mantendo vínculos institucionais com o Estado,
as Irmandades desenvolvem uma série de atividades pessoais conhecidas como Doze
Passos, cuja base é o programa da Irmandade Alcoólicos Anônimos, com o intuito
de promover a recuperação de seus membros. Estes “passos” incluem a admissão de
que existe um problema, a busca de ajuda, a auto-avaliação, a partilha em nível
confidencial, a disposição para reparar danos causados e para trabalhar com
outros adictos a drogas que queiram se recuperar.
Mas, qual a
importância dos grupos de mutua ajuda para a (re) construção do sujeito? Como os
grupos, entendidos como entidades autônomas, sem vínculos institucionais com o
Estado, contribuem para a recuperação dos indivíduos?
Em seu livro Para
além da esquerda e da direita, Anthony Giddens atesta a notável importância dos
grupos de mutua ajuda nas sociedades contemporâneas: “Nas sociedades
contemporâneas, um número muito maior de pessoas pertence a grupos de auto-ajuda
do que a partidos políticos”. (Giddens, 1996: 25) Os grupos de mutua ajuda à
medida que se baseiam num intercâmbio de elementos da vida emocional, contribuem
para uma interação entre os indivíduos, tornando-os mais responsáveis e
preparados para o exercício da cidadania. Para Giddens, essa interação emocional
entre os indivíduos pode ter também como efeito um maior amadurecimento dos
indivíduos, dotando-lhes de maior autonomia. Exemplo disso é a Irmandade
Alcoólicos Anônimos, pois “possui uma forma organizacional que inibe as
hierarquias fixas. Ele (sic) [os AA] propositadamente se dispõe a criar o máximo
de espaço discursivo para seus membros; além disso, também está interessado no
desenvolvimento de autonomia. A comunicação com os outros, produzida por uma
autocompreensão aumentada e para ela contribuindo, é o meio pelo qual a pessoa
que padece de um vício torna-se capaz de supera-lo” (Giddens, 1996:
139).
Embora importantes
no resgate que fazem dos grupos de mutua ajuda, as análises de Giddens não
abordam os grupos internamente. Ou seja, não analisam o conteúdo das práticas e
narrativas produzidas no interior dos grupos. Creio assim, que para um correto
entendimento da originalidade e importância dos grupos de mutua ajuda ser
fundamental uma apreciação, ainda que inicial, dos conteúdos das narrativas
produzidas pelos seus membros. Com isso podemos visualizar de que modo os grupos
contribuem para a (re) construção da subjetividade. Para tanto é fundamental
estabelecer o elo existente entre adicção, doença e pessoa, a partir da
interpretação dos conteúdos narrativos expressos pelos membros dos grupos de
mutua ajuda, em torno da experiência da doença da adicção.
Para efeito de
interpretação selecionei a narrativa: “Quem é um adicto?”, extraída do Texto
Básico da Irmandade Narcóticos Anônimos (N.A). A escolha dessa narrativa é
estratégica, pois permite compreender como a adicção/doença, entendida como uma
experiência vivida de modo dramático, é construída e legitimada
intersubjetivamente, juntamente com a construção da noção de pessoa. A narrativa
se apresenta, assim, como uma importante ferramenta de acesso à experiência,
pois permite que se mantenha “o elo fundamental entre saber e contexto” (Rabelo,
1999: 75). Na narrativa de doença é possível captar o modo como os indivíduos
vivenciam intensamente seus dramas, negociam e legitimam sua situação de
doentes, ao mesmo tempo em que modulam sua subjetividade.
Aqueles de nós que
encontram o Programa de Narcóticos Anônimos não precisam pensar duas vezes
sobre: ‘Quem é um adicto?’ Nós sabemos! Nossa experiência é a seguinte. Como
somos adictos, o uso de qualquer substância que altere nossa mente ou nosso
humor provoca um problema em qualquer área da vida. A adicção é uma doença que
envolve mais do que o uso de drogas. Alguns de nós acreditam que a nossa doença
já estava presente muito antes de termos usado pela primeira vez (...) Não
escolhemos nos tornar adictos. Sofremos de uma doença que se manifesta de
maneiras anti-sociais, e que torna difícil a detecção, o diagnóstico e o
tratamento (...) Nossa doença nos isolava das pessoas, a não ser quando
estávamos obtendo, usando e arranjando maneiras e meios de conseguir mais.
Hostis, ressentidos, egocêntricos e egoístas, nós nos isolávamos do mundo
exterior (...) O mundo se estreitava e o isolamento tornou-se a nossa vida.
Usávamos para sobreviver. Era a única maneira de viver que conhecíamos (...)
Quando a nossa adicção era tratada como crime ou deficiência moral, nós nos
rebelávamos e éramos confinados ainda mais em nosso isolamento. (...) Entendemos
que não há nada de vergonhoso em ser um adicto, desde que aceitemos honestamente
o nosso dilema e comecemos a agir positivamente. Estamos dispostos a admitir,
sem reservas, que somos alérgicos a drogas. O bom-senso nos diz que seria
insanidade voltarmos à fonte da nossa alergia. ( Narcóticos Anônimos, 1993: 3-5
- grifos meus)
O que ressalta na
narrativa acima é a compreensão da adicção como uma doença, vivenciada como uma
experiência-problema. Essa definição nos remete, para o fato de que a
experiência da adicção é vivida como um problema; um distúrbio que rompe a
atitude natural e exige dos indivíduos medidas normalizadoras, que lhes permitam
desenvolver esquemas interpretativos que possam servir para reintegrá-la ao
mundo da vida cotidiana. Isso explica inclusive a polissemia que envolve o par
adicção/doença, uma vez que a profusão de sentidos aponta para o processo de
negociação e legitimação vivido pelos adictos na tentativa de expressar,
interpretar e comunicar suas experiências de aflição.
Nota-se que a
adicção é apresentada como “uma doença que envolve muito mais que o uso de
drogas”, que conduz o adicto a se isolar, rompendo os vínculos com os outros.
Assim, embora o diagnóstico e o tratamento sejam difíceis, trata-se de “uma
doença que se manifesta de maneiras anti-sociais”. Ou seja, a adicção é vivida
como uma ruptura, que distancia o adicto do convívio social, desenvolvendo nele
um comportamento “hostil, ressentido, egocêntrico e egoísta”: “o isolamento
tornou-se a nossa vida”. Essa compreensão projeta a idéia de um mundo à parte,
separado, “nossa doença nos isolava das pessoas (...) Era a única maneira de
viver que conhecíamos”. O que é reforçado pela leitura moralista do problema da
adicção, que a vê como uma “fraqueza de caráter” ou um “vício”, aprofundando
ainda mais o isolamento.
Mas, como o par
adicção/doença remete à construção da noção de pessoa? Um exame das metáforas
presente na narrativa de adicção pode ser útil para responder a essa questão.
Como aponta Paul Ricoeur (1976), as metáforas não são apenas ornamentos nos
discursos, mas oferecem uma inovação semântica. Em particular, nas narrativas de
doença as metáforas desempenham um papel central, permitindo aos indivíduos
organizarem suas experiências subjetivas, de modo a transmiti-las aos outros:
familiares, amigos, terapeutas, desencadeando, assim, uma série de atitudes
condizentes com a nova situação.
As funções mentais e
emocionais mais relevantes, como a consciência e a capacidade de amar, foram
fortemente afetadas pelo nosso uso de drogas. Nossa habilidade de viver ficou
reduzida ao nível animal. Nosso espírito estava em pedaços. Tínhamos perdido a
capacidade de nos sentirmos humanos (...) Enquanto usávamos, vivíamos em outro
mundo. Experimentávamos apenas pequenos períodos de realidade e de
auto-consciência. Finalmente, parecia que éramos duas pessoas, e não uma - o
médico e o monstro. Corríamos de um lado para o outro para recompor nossas vidas
antes do próximo desvario. Às vezes, conseguíamos faze-lo muito bem, mas depois
tornou-se cada vez menos importante e mais difícil. Por fim, o médico morreu e o
monstro assumiu (...) Tivemos que chegar ao nosso fundo-de-poço antes de
estarmos dispostos a parar. (Narcóticos Anônimos, 1993, 5-7)
A narrativa
acima opera com três metáforas importantes para a compreensão da relação entre
adicção, doença e pessoa. Trata-se fundamentalmente de um dilaceramento do eu,
vivido pela imagem de um eu despedaçado, que se reduz ao “nível animal”. O par
adicção/doença é vivido como um conflito que dilacera o sujeito, apontando para
um distanciamento e um estranhamento em relação a si mesmo, comprometendo a
própria humanidade do adicto. Esse conflito é vivido como uma luta interior
entre “duas pessoas - o médico e o monstro”, remetendo à idéia de uma
duplicidade interior; de que existe um Outro dentro de si mesmo, que não
conseguimos controlar. Tal qual no clássico de Stevenson, Dr. Jekyll e Mr. Hyde,
o eu aparece aqui cindido, dilacerado, dividido em duas metades em conflito
entre si. A vivência deste conflito interior desemboca na imagem de que se
chegou no “fundo-do-poço”, momento derradeiro, em que o “monstro venceu”.
Todavia, a vitória do “monstro”, aponta para a morte simbólica do indivíduo
soberano, idêntico a si mesmo, capaz de controlar a própria vida pela
consciência e vontade.
As metáforas
constituem, assim, num importante instrumento discursivo pelo qual os indivíduos
constroem e expressam suas aflições, permitindo a elaboração de um sentido para
suas experiências de doença. Com efeito, somos remetidos à noção da adicção
entendida como uma doença incurável:
Como adictos, temos uma doença incurável
chamada adicção. A doença é crônica, progressiva e fatal. No entanto, é uma
doença tratável (...) Compreendemos que nunca estaremos curados e que
conviveremos com a doença pelo resto de nossas vidas. Temos uma doença, mas nós
nos recuperamos. A cada dia é-nos dada uma nova oportunidade. Estamos
convencidos de que, para nós, só existe uma maneira de viver: o caminho de N.A.
(Narcóticos Anônimos, 1993: 8-9)
Ser um adicto, portanto, remete à idéia de
que se é portador de uma doença incurável, mas que pode ser detida. A doença
aqui se confunde com o próprio eu, comprometendo sua integridade e sua
centralidade. Trata-se agora de eu descentrado, que deve aprender a conviver com
o Outro dentro de si mesmo. O caminho para esse aprendizado é um só: “o caminho
de N.A”. O grupo de mutua ajuda se apresenta, assim, como alternativa à
desintegração e fragmentação completa do sujeito, estabelecendo uma rede
prático-discursiva, que permite configurar a experiência da adicção como uma
doença “crônica, progressiva e fatal”, mas que é tratável e ao mesmo tempo
permite a modulação e a construção da noção de pessoa.
O processo de
recuperação implica na abstinência e na prática dos Doze Passos. No Primeiro
Passo encontramos: “Admitimos que éramos impotentes perante nossa adicção, que
nossas vidas tinham se tornado incontroláveis”. Fazer esse passo é condição
necessária para o início da recuperação e significa admitir para o adicto, que
há forças maiores que a consciência e a vontade. Nesse primeiro passo, o adicto,
ao invés de afirmar “eu quero”, “eu posso”, “eu consigo”, tão ao gosto do
egocentrismo, próprio à ideologia moderna, reconhece sua impotência. Esse passo
implica, assim, um momento decisivo para o reconhecimento de que o sujeito não é
um, mas antes múltiplo, pois há nele forças que o guiam e que o controlam
independentes do ego, implicando num distanciamento da representação da pessoa
moderna. Em outras palavras, trata-se de um distanciamento da concepção de
indivíduo autônomo e soberano, centrado na consciência, próprio à tradição
cartesiana e uma ênfase no aspecto relacional como constitutivo do próprio
sujeito. É preciso, assim, admitir que existe um Outro dentro de si mesmo e que
não o controlamos a partir de nossa vontade. Assim, em oposição à representação
da pessoa individualizada, cujo centro está na consciência, a narrativa aponta
para a alteridade como constitutiva do próprio sujeito. Com efeito, enquanto a
representação individualista da noção pessoa ressalta o caráter egocêntrico do
sujeito, aqui se trata de uma noção de pessoa cuja abertura para o Outro tem um
papel central.
Admitir a impotência
implica também estabelecer uma relação de rendição ao Poder Superior, tal como
expresso no segundo passo: : “Viemos a acreditar que um Poder Maior do que nós
mesmos poderia devolver-nos à sanidade.” A construção da noção de pessoa passa
também por uma relação hierárquica entre o indivíduo e o Poder Superior. Com
efeito, a identidade do adicto se constrói na relação existente entre o todo -
Poder Superior - e a parte - adicto em recuperação: “Qualquer um que tenha o
desejo de parar de usar pode tornar-se membro de N.A . Somos adictos e nosso
problema é a adicção” (Narcóticos Anônimos, 1993: 71 - grifos meus). E aqui se
coloca a importância do princípio do anonimato. Com efeito, o anonimato aponta
para o fato irremediável de que se é portador de uma doença incurável e que a
única forma possível de recuperação é através da rendição ao Poder
Superior.
O apoio mútuo entre os membros da Irmandade é uma das chaves para o
êxito do processo de recuperação. Pois é, na medida em que partilha suas
experiências com outros adictos, que o membro de N.A reata um vínculo que tinha
perdido com o Outro. O que é confirmado pelo Décimo Segundo Passo que afirma:
“Tendo experimentado um despertar espiritual, como resultado destes passos,
procuramos levar esta mensagem a outros adictos e praticar estes princípios em
todas as nossas atividades”. Aquele que se sentia diferente dos outros pelo uso
de drogas, e as usava para se diferenciar em tudo e se isolava por isso,
descobre-se igual a muitos outros com o mesmo problema. Trata-se de uma relação
de igualdade entre pessoas que se reconhecem como diferentes; outras em seu
problema da adicção. É, portanto, no encontro das diferenças que se torna
possível a emergência de uma relação mais igualitária, sem as pressões da culpa
e da marginalidade social: “Quando nos identificamos como adictos, a ajuda
torna-se possível. Podemos ver um pouco de nós mesmos em cada adicto e ver um
pouco deles em nós” (Narcóticos Anônimos, 1993: 8)
A alteridade,
inscrita simbolicamente na presença do Outro adicto em recuperação, funda a
possibilidade de se pensar numa noção de pessoa descentrada, que passa agora a
incorporar o Outro no seu interior. Com efeito, numa primeira aproximação creio
que as práticas dos grupos de mutua ajuda sinalizam para uma sensibilidade
social centrada no reconhecimento simbólico do Outro. Vistos desta forma pode-se
dizer que os grupos de mutua ajuda pautam-se no seu interior por uma verdadeira
ética da alteridade, na qual o apoio mútuo e a reciprocidade entre seus membros
é a pedra de toque para a recuperação do adicto.
Referências
Bibliográficas:
Alcoólicos Anônimos em sua comunidade. (1997) São Paulo,
Junta de Serviços Gerais de Alcoólicos Anônimos no Brasil - JUNAAB [folder de
apresentação].
Narcóticos Anônimos. (1993) (trad.) da quinta edição do livro
Narcotics Anonymous, Narcotics Anonymous World Service, Inc. Chatsworth,
Califórnia USA.
GIDDENS, Anthony. (1996) Para além da esquerda e da direita:
o futuro da política radical., (trad.) Álvaro Hattnher, São Paulo: Editora da
UNESP.
RABELO, Miriam Cristina M. (1999) Narrando a doença mental no nordeste
de Amaralina: relatos como realizações práticas. In RABELO, Miriam Cristina M.
Experiência de doença e Narrativa, Rio de Janeiro: FIOCRUZ.
RICOEUR, Paul.
(1976) Teoria da interpretação: o discurso e o excesso de significação, Lisboa:
Edições 70.
Edemilson Antunes de Campos
Autor do livro A tirania de
Narciso: alteridade, narcisismo e política, São Paulo: Annablume/FAPESP, 2001, é
doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
e professor de antropologia da Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero e
Centro Universitário
Capital.
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