terça-feira, 22 de março de 2011

A FAMÍLIA QUE FAZ MAL À SAÚDE MENTAL


É dispensável relacionar aqui as situações familiares bizarras e extremas, capazes de prejudicar o bom desenvolvimento emocional de seus membros, incluindo os filhos, cônjuge, netos, sobrinhos e até o cachorro da casa. Normalmente essas situações dizem respeito ao alcoolismo, drogadicção, histerias de várias formas, violência doméstica, chantagens emocionais, enfim, toda sorte de excessos capazes de excluir a família da faixa estatisticamente normal.

O que interessa considerar aqui é o exercício da maldade, tortura e crueldade. Mas não se trata da maldade, tortura e crueldade clássicas e francas. Aí ficaria muito fácil diagnosticar a dinâmica familiar deturpada. 

O que nos interessa é o exercício da maldade, tortura e crueldade aplicadas velada e dissimuladamente aos familiares. Isso inclui toda espécie de chantagens emocionais, cerceamentos de liberdade, desrespeito, omissões e opressões que familiares dirigem contra outros de forma surda, calada e, muitas vezes, socialmente irreprimível.

Esse tipo de família ou de pessoa, capaz de gerar ansiedade e mal estar emocional entre seus membros ou familiares, constitui aquilo que chamamos de “Família de Alta Emoção Expressa”. O termo Alta Emoção Expressa foi adotada, inicialmente, para indicar características de famílias que favoreciam a recaída dos sintomas de pacientes psiquiátricos. Hoje em dia, podemos empregar o termo para designar famílias que favorecem o desenvolvimento de estados emocionais desconfortáveis.

Leia mais em: http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=194



2 comentários :

  1. Nossa nunca tinha ouvido falar de Alta Emoção Expressa, muito interessante....

    É a velha história: Se vc não ajuda, não precisa atrapalhar...rs

    ResponderExcluir
  2. Me identifiquei completamente com o texto, temos (somos três irmãos) problemas emocionais seríssimos ocasionados por uma mãe completamente histérica. Alto nivel de ansiedade, isolamento social, obesidade e outras questões que agora vejo são consequencia dos distubios de uma pessoa que amamos, mas que infelizmente nos manipula, humilha, degrada e machuca, não intencionalmente acredito mas por seus problemas. Obrigada

    ResponderExcluir

soporhoje10@gmail.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...