quarta-feira, 16 de junho de 2010

Lema do Psicodrama, Jacob Levy Moreno

LEMA DO PSICODRAMA
Jacob Levy Moreno
"Um Encontro de dois:
olhos nos olhos,
 face a face.

 E quando estiveres perto,
arrancar-te-ei os olhos e
 colocá-los-ei no lugar dos meus;

 E arrancarei meus olhos
 para colocá-los no lugar dos teus;

 Então ver-te-ei com os teus olhos
 e tu ver-me-ás com os meus"

Este famoso lema do psicodrama foi publicado no Jornal Tribuna da Bahia, em Setembro de 1977 e ficou guardado na memória durante 33 anos. Entretanto, pouco sei do seu autor. 
O arrancar e trocar de olhos parece ser de extrema rudez, mas é exatamente isso que o autor busca transmitir de modo enfático. 
Julgar o próximo parece ser algo fácil, lugar comum, hoje em dia. Ponha-se diante de um espelho e se olhe com seus próprios olhos. A biblia reza que os olhos são a lâmpada do corpo. Será? Não tenho dúvida quanto a esta assertiva divina.

Parece tarefa dificil enxergar o semelhante com outros olhos, que não aqueles, impregnados por sentimentos, igualmente rudes, cheios de regras, sentenças, conceitos, preconceitos, opiniões formadas, valores e juízos. È por isso que ao ver alguém incidindo no que considero um erro, penso e digo pra mim mesmo: é um erro humano, como permanecer no erro também o é. Não nasci pra julgar ninguém.

Dizem que é no silêncio das nossas consciências que Deus nos espera. Enquanto isso, espero novos olhares, mais humanos e menos rudes. Não preciso me olhar no espelho, no espelho da vida quem eu vejo, com seus olhos, é você amigo(a) leitor(a).

Nenhum comentário :

Postar um comentário

soporhoje10@gmail.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...