domingo, 11 de março de 2012

Querer é poder


Sujeito bom caráter, empreendedor, casado, filhos, conversava comigo a respeito do vício e de clínicas. Para ele o vício nada mais era que falta de vergonha e dava um exemplo tirado do próprio lar. O irmão dele foi usuário de uma das piores drogas da atualidade. Chegava ao ponto de tomar bocas de assalto para usar a droga. O rapaz era um terror. Isso anos a fio. Lá um dado dia, o rapaz modificou completamente. Deixou de usar. Não era adepto de qualquer religião, não se internou em clínica alguma, não frequentou nenhum NA, não buscou ajuda psiquiátrica, não tomou medicamento algum e simplesmente deixou de usar e vive limpo até hoje. Este é um caso real digno de ser registrado pela imprensa.
Outro caso real é o do falecido M. que foi viciado em cocaína durante muitos e muitos anos. Perdeu muitos bens. Casou duas vezes, teve filhos e largou o vício de uma só vez sem precisar de nada. Anos depois deu para beber. Não vivia embriagado, caindo pelo chão. Um dia, para surpresa minha, diagnosticaram cirrose hepática, além de hepatite B.

M. deixou de beber para se tratar.Infelizmente morreu.

P., garota de 21 anos, até os 25 era usuária de tudo. Não havia uma única droga que ela não usasse. Ia em todas. Qual a droga predileta dela? marijuana, creio. Mas ela deu para gostar do crack, que usava de modo compulsivo, na lata. Nem mesmo o fato de ir vez em quando a uma Igreja Batista, das sérias, modificou o modo de ser dela. Uma ocasião, apanhada à força por um cidadão estrangeiro ela engravidou. Dai em diante deixou tudo e, após o nascimento da filha, continua limpa.

Iguais a estas três pessoas existem centenas de outras. Como podemos explicar a recuperação destas pessoas? Haveria uma motivação interior ? enjoaram das drogas e/ou das pessoas que faziam uso? cansaram dessa vida vulgar? como permaneceram limpos sem qualquer receita, sem remédios, sem igrejas e sem grupos de auto-ajuda e muito menos de clínicas? E você que não acredita em nada, o que dizer de casos como estes?

Recordo o caso de um rapaz que vivia na molequeira como se fosse um incorrigível na vida. Não queria nada, até o dia em que apareceu, diante de seus olhos, aquela que viria a ser a primeira e única namorada. O camarada mudou por completo. Voltou a estudar, formou-se, casou e com ela teve filhos, todos bem sucedidos na vida.

São mudanças inesperadas que, no meu entendimento, envolvem mais que um "querer" intenso, determinado, carregado de vontade... 

Como você explicaria "largar o vício" em casos semelhantes a estes? 

Abaixo deixo a letra de uma composição de Chico, que muitas vezes me levou a pensar no que será que será, que está dentro da gente e não devia. Eu queria dentro de mim era esta força libertadora que algumas pessoas possuem e outras não, quero este poder maior que existe em mim e que existe dentro de determinadas pessoas e que se manifesta de uma hora para outra, como um despertar espiritual. 

O Que Será (à Flor da Pele)
Chico Buarque

O que será que me dá
Que me bole por dentro, será que me dá
Que brota à flor da pele, será que me dá
E que me sobe às faces e me faz corar
E que me salta aos olhos a me atraiçoar
E que me aperta o peito e me faz confessar
O que não tem mais jeito de dissimular
E que nem é direito ninguém recusar
E que me faz mendigo, me faz implorar
O que não tem medida, nem nunca terá
O que não tem remédio, nem nunca terá
O que não tem receita

O que será que será
Que dá dentro da gente e que não devia
Que desacata a gente, que é revelia
Que é feito uma aguardente que não sacia
Que é feito estar doente de uma folia
Que nem dez mandamentos vão conciliar
Nem todos os ungüentos vão aliviar
Nem todos os quebrantos, toda alquimia
Que nem todos os santos, será que será
O que não tem descanso, nem nunca terá
O que não tem cansaço, nem nunca terá
O que não tem limite

O que será que me dá
Que me queima por dentro, será que me dá
Que me perturba o sono, será que me dá
Que todos os ardores me vêm atiçar
Que todos os tremores me vêm agitar
E todos os suores me vêm encharcar
E todos os meus nervos estão a rogar
E todos os meus órgãos estão a clamar
E uma aflição medonha me faz suplicar
O que não tem vergonha, nem nunca terá
O que não tem governo, nem nunca terá
O que não tem juízo

2 comentários :

  1. "Uma das melhores defesas contra a tentação, além de continuar buscando a ajuda de Jesus e clamar Suas promessas, é manter-se ocupado a serviço de Deus e dos outros. É como uma terapia ocupacional, que o mantém ocupado com atividades positivas, de forma a não lhe dar tempo para pensar e voltar ao seu vício.

    Grupos de apoio podem também ajudar, pois aí encontrará pessoas que entendem sua situação e que, talvez, tenham passado por problemas idênticos ou parecidos aos seus. “Melhor é serem dois do que um… Porque, se um cair, o outro levanta o seu companheiro. E, se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa” (Eclesiastes 4:9-10, 12).

    Em casos extremos, tais como os de dependência física ao álcool ou a drogas, uma ajuda esporádica de um grupo de apoio pode não bastar e a pessoa pode precisar de acompanhamento 24 horas por dia de profissionais experientes para ajudá-la a superar os estágios de desintoxicação e reabilitação. É humilhante admitir a necessidade por esse tipo de ajuda, mas poderá salvar sua vida.

    Mas, por mais grave que seja seu caso, a libertação está a seu dispor por meio da oração e da fé em Jesus. Ninguém está fora do Seu alcance e nada é grave demais para Ele ( Jeremias 32:27). “Maior é o que está em vós [Jesus] do que o que está no mundo [o diabo]” (1 João 4:4). Jesus é capaz de quebrar qualquer corrente de vícios ou dependência que possa estar prendendo você!"

    ResponderExcluir
  2. Para Deus nada é impossível. Essa força estranha só pode vir de Deus, ainda que ninguém veja, compreenda,ou entenda. Tudo posso naquele que me fortalece! ACREDITE

    ResponderExcluir

soporhoje10@gmail.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...