quinta-feira, 24 de maio de 2012

Narcóticos Anônimos, Meditação do dia, quinta-feira, 24 de maio de 2012


Arriscar é ser vulnerável

"À medida que crescemos, aprendemos a superar a tendência para fugirmos e nos escondermos de nós próprios e dos nossos sentimentos." 
Texto Básico, p. 95

Em vez de arriscarmos ser vulneráveis, muitos de nós desenvolveram hábitos que mantêm os outros a uma distância segura. Esses padrões de isolamento emocional podem dar-nos a sensação de estarmos irremediavelmente presos atrás das nossas máscaras. Costumávamos arriscar as nossas vidas; agora arriscamos com os nossos sentimentos. Ao partilharmos com outros adictos, aprendemos que não somos únicos; não nos tornamos exageradamente vulneráveis só porque estamos a deixar os outros saberem quem somos, pois estamos em boa companhia. E ao trabalharmos os Doze Passos do programa de NA, crescemos e mudamos. Não queremos nem precisamos mais de esconder as nossas personalidades que emergem. É-nos dada a oportunidade de largar a camuflagem emocional que desenvolvemos para sobreviver na nossa adicção activa. Ao nos abrirmos aos outros, arriscamos tomar-nos vulneráveis, mas esse risco vale bem a pena. Com a ajuda do nosso padrinho ou madrinha, e de outros adictos em recuperação, aprendemos a expressar os nossos sentimentos honesta e abertamente. Em troca somos alimentados e encorajados pelo amor incondicional dos nossos companheiros. À medida que praticamos princípios espirituais, encontramos força e liberdade em nós próprios e naqueles à nossa volta. Somos livres para ser quem somos e para apreciar a companhia dos nossos amigos adictos.

Só por hoje: Vou partilhar aberta e honestamente com outros adictos em recuperação. Vou arriscar tornar-me vulnerável, e celebrar quem sou e a minha amizade com outros membros de NA. Vou crescer.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

soporhoje10@gmail.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...