sábado, 7 de janeiro de 2012

Hospícios - local de endoidecer gente sã?

Guardo na lembrança o nome de três companheiros de adicção que terminaram sendo internados em hospícios, na vã tentativa de recuperarem-se das drogas. Antes de serem internados gozavam de perfeita saúde mental. Nunca praticaram qualquer ato que pudesse ser considerado ofensivo às pessoas e a sociedade. Eram inofensívos, mas preocupavam e incomodavam seus respectivos familiares.
Evidente que depois de usarem cometiam loucuras que, se contadas seria risíveis. Um deles tomava comigo dois litros de vinho Cantarelli para potencializar o efeito de uma outra droga. F.D. venceu um concurso de melhor canção, em um festival, e gravou um compact disc no Rio de Janeiro, onde se envolveu no mundo artístico. Era difícil fazer sucesso na cidade maravilhosa. Certamente F.D. frustrou-se e mergulhou no uso de uma droga mais pesado. Caiu e foi preso no Perú por porte ilegal de droga. Cumpriu a pena e voltou à sua cidade natal. Sinto com tristeza o que fizeram com ele. É melancólico saber como funcionam estas casas manicomiais, principalmente quando se é lançado nos pavilhões dedicado aos pobres. F.D. morreu e soube do óbito dele por acaso. Era primo da minha esposa. Considerava-o um maluco beleza. O pai era alcoólico e morreu neste estado.

Outro que era "são" e foi lançado no inferno a pretexto de deixar a marijuana foi R. P. Não deu para entender quando ele reapareceu louco, embora soubesse o nome de todos os seus companheiros. Falava-se que não foi a droga que o endoideceu, mas a paixão dele por uma mulher. Certa feita o encontrei e ele me mostrou o conteúdo de um pacote que carregava: centenas de pílulas que eram ministratadas no hospício em que esteve internado. Um certo dia ele sumiu. Desapareceu do mapa. Ninguém sabe, ninguém viu. Hoje fico a imaginar qual deve ter sido o "tratamento" que o mesmo recebeu e, junto-me a todos os que exigem mudanças e humanização neste lugares em que gente sã endoidece. Sei que em muitos casos os familiares imaginam que estão fazendo o melhor possível e o resultado é um desastre.

Outro que me recordo era um rapaz de boa índole, vindo do interior. Devido ao pequeno volume da cabeça apelidaram-no como "CABECINHA". O nome dele verdadeiro era J.D.C. Gostava de me fazer companhia. Era desinibido e achava que - em festinhas classe média - todas as garotas estavam de olho nele. Não perdia tempo e tirava as mais vistosas pra dançar, enquanto eu ficava com minha timidez de vacilão. Ele não se dava totalmente bem, mas só o fato de dançar coladinho com belas garotas já era uma vantagem. Naquele tempo tínhamos em comum a "Mary Jane". Ele tinha uma fixação por uma certa Ana Júlia que ele dizia ser namorada dele. Ela não era, mas na loucura dela, sim. Fora essa anormalidade comportava-se direitinho. Que figura este camarada que era usado por meu pai como informante dele. Meu pai sabia mais da minha vida do que eu próprio. Um dia soube que ele havia sido internado em um hospício. Ele ficava na ala dos pobres. Certo dia fugiu e com ele carregou um pacote de remédios, tal qual o que me foi mostrado por R.P. Tempos depois ele aparecia desajuízado. A mãe, desgostosa, não mais o queria no lar dela. Ela era uma renomada parteira e numa cidade do interior ter um filho maconheiro era o fim do mundo. Triste fim para "Cabecinha". A última vez que o ví foi no meu trabalho. Lá chegou sujo, tal qual um mendigo, sem camisa, de bermuda e pés no chão. Eu nada podia fazer por ele. Ainda apresentava sinais de sanidade. Te-lo recebido no trabalho, me expondo, teve um alto custo, mas não reneguei o amigo. Não sei o seu fim dele. 
Hoje eu diria que "escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã". Até quando as coisas vão funcionar à moda antiga, nos tempos dos choques elétricos, castigos, maus tratos, em lugares que deveriam estar fechado pela saúde pública. Quanto mal é feito em nome do bem. Quantas almas mortas andam enclausuradas e esquecidas nesses antros? 

E o que dizer de mim e de tantos outros que não estiveram em hospícios, salvo que nos sacrificamos em nome do amor e corremos em busca da nossa recuperação. Acho que fui ao inferno, protegido como Dante e de lá sai para contar estas abobrinhas.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

soporhoje10@gmail.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...