sábado, 7 de janeiro de 2012

Todo cuidado é pouco


ATENÇÃO
Devido a uma série de denúncias e comprovações de serviços que se intitulam COMUNIDADES TERAPÊUTICAS e que, dentre essas, apresentam Certificado de Filiação junto à FEBRACT é nosso dever fazer alguns esclarecimentos e sugestões para dependentes e familiares que buscam ajuda em nossos site e nossas filiadas.
A FEBRACT não é um órgão fiscalizador, por isso não tem como garantir a idoneidade das suas filiadas quando as mesmas deixam de manterem seu canal de comunicação e regularização com a FEBRACT em dia e preciso.
Estamos, imediatamente, retirando de nosso Site as CTs que se encontram irregulares com a FEBRACT e, para as que se encontram regularizadas, estamos enviando um Ofício para que atualizem seus dados e reafirmem os Conceitos, Valores e cumprimento ao Código de Ética da FEBRACT na prática da prestação de seus serviços.
Dentre esses valores, é importante ficar claro para todos que necessitam de tratamento, através do Modelo Comunidade Terapêutica que tanto a internação quanto a permanência na CT deve ser aceita VOLUNTARIAMENTE pelo dependente com o aval de um responsável por ele enquanto permanecer no tratamento.
Tratamento INVOLUNTÁRIO não deve ser confundido com tratamento em COMUNIDADE TERAPÊUTICA, embora algumas técnicas de CTs possam ser utilizadas por outros programas assim como algumas técnicas podem ser introduzidas nas CTs para melhorar a qualidade dos serviços.
Para garantir que os serviços que constam nos folders, sites e propagandas tome alguns cuidados como:
- Visite o local e apreciem como estão as condições de limpeza, higiene e ambiente. A equipe deve manter uma relação próxima e de respeito com os residentes e não deve, em hipótese nenhuma, impedir a saída e às informações com seus responsáveis sobre o progresso do tratamento do residente.
- Converse com familiares e com residentes que já passaram pelo tratamento e confirmem as informações que constam ou são ditas pelos atendentes.
- Leia atentamente o manual de internação que deve constar todas as atividades, direitos e deveres tanto da equipe e da instituição quanto dos residentes e seus familiares.
MUITOS DESSERVIÇOS ESTÃO SENDO OFERECIDOS COMO “COMUNIDADES TERAPÊUTICAS” E DEVEM SER DENUNCIADOS CASO VOCÊS PERCEBAM IRREGULARIDADES GRAVES, PRINCIPALMENTE COM RESPEITO À DIGNIDADE E INTEGRIDADE DOS INTERNOS.
A FEBRACT vem lutando junto ao Ministério Público AOS Poderes Legislativo e Executivo para que as CTs possam ser respeitadas e receber auxílio do mesmo e também para que o Ministério Público combata essas Clínicas e outras denominações que o interesse maior ou as técnicas utilizadas não condizem com os Valores Essenciais das Comunidades Terapêuticas.
Fique alerta. Não internem seus entes queridos movidos pelo desespero e por promessas de cura milagrosas ou medicamentosas que transpareçam uma facilidade que não condiz com a complexidade das dependências.
Obrigado.
Reze por mim. Eu rezo por vocês.
Pe. Haroldo J. Rahm
Presidente da FEBRACT
Fonte: FEBRACT

Nenhum comentário :

Postar um comentário

soporhoje10@gmail.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...