domingo, 23 de janeiro de 2011

Santo Inácio de Loyola, Exercício Espiritual e a ENTREGA

Copiamos o texto abaixo do Almanak Arouck por entendermos que o texto é muito mais que uma homenagem, merecida, a um santo. Verificamos que o trecho final nos leva ao terceiro passo, o da ENTREGA, resumida na curta frase: "Tudo é vosso".  O poder superior vertical de cada um fica na conformidade de como nós o concebemos.

Inácio de Loyola

In Santo do dia on sexta-feira, 31.07.2009 at 00:01

GO-165-7
Inácio de Loyola não é um santo em que romarias e santuários registrem sua influência na piedade popular. Inácio é santo aguerrido, austero. Sua vida ascética até amedronta. Sua robustez apostólica revela-se na intimidade de seus escritos, sejam eles de caráter místico ou disciplinar. Pela mística, teceu um caminho para a vida no espírito que conduz à contemplação na ação; pela disciplina erigiu uma organização vocacionada à ação a partir da contemplação de Deus em todas as coisas.
Aproximo-me de Santo Inácio com a devoção de um filho; pois é de uma filiação no espírito que brota o amor que por ele sinto. Por São Francisco tenho ternura; por Antônio, candura; pelas Teresas, carinho. São todos meus santos de devoção. Inácio é o mentor, o pai, o amigo que te faz sair do lugar-comum, do conforto da mesmice. Inácio é fogo – de seu nome primeiro: Iñigo – que acende em nosso peito o desejo do Mais.
A pouca popularidade festiva de Inácio, creio eu, vem da natureza de seu caráter: reserva, discrição e a convicção de que é Cristo que deve crescer. Não se encontra uma “devoção inaciana”, mas uma espiritualidade inaciana. Nos Exercícios Espirituais, Inácio transforma sua experiência ascética e mística em um guia. Ao longo dos Exercícios, Inácio desaparece, torna-se invisível, só o Cristo importa.
A psicologia de Inácio é refinada, profunda, clara. Ao iniciar os Exercícios Espirituais, somos advertidos que
Não é o muito saber que sacia e satisfaz a alma,
mas o sentir e saborear as coisas internamente

(EE 2)
Sua pedagogia é segura, motivadora. Ao concluir os Exercícios Espirituais desejamos recitar com ele (Inácio) para Ele (Cristo):
Tomai, Senhor, e recebei
toda a minha liberdade,
a minha memória,
a minha inteligência e
toda a minha vontade,
tudo o que tenho e
tudo o que possuo.
Vós mo destes;
a vós, Senhor, o restituo.
Tudo é vosso;
de tudo disponde segundo a vossa vontade.
Dai-me o vosso amor e
a vossa graça que isso me basta.
(EE 234)
A experiência intensa e libertadora dos exercícios vai fazendo eco ao longo de toda a nossa vida. Nesta fonte beberemos sempre e a ela retornaremos para reabastecer o cantil e seguir caminho.
go-021-3


Nenhum comentário :

Postar um comentário

soporhoje10@gmail.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...