sábado, 11 de dezembro de 2010

Contextos de abstinência e de recaída na recuperação da dependência química.



Existe um excelente trabalho de Simone Demore Rigotto e William B. Gomes sobre o tema. trabalho baseado  na Dissertação de Mestrado com o mesmo título realizado pela primeira autora em um Programa de Mestrado Interinstitucional entre o Curso de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS e a Universidade de Caxias do Sul., cujo resumo reproduzimos abaixo, destacando que a leitura da íntegra do trabalho é de fundamental importância para os estudiosos do assunto e para todos os que desejam aprimorar seus conhecimentos. Postarei o resumo e, em seguida, o link onde se acha o trabalho mencionado, que cuida da abstinência e de recaída na recuperação da dependência química.:

RESUMO

Foram entrevistados nove homens e três mulheres, residentes na região da cidade de Caxias do Sul - RS, todos diagnosticados como dependentes de substâncias, segundo critérios do DSM-IV, para que descrevessem suas experiências de abstinência e recaída nas tentativas de recuperação da dependência química. A análise qualitativa das entrevistas orientou-se pelos movimentos reflexivos de descrição, redução e interpretação fenomenológica. A experiência da abstinência foi atribuída aos seguintes constituintes e contextos experienciais: consciência do problema aditivo por parte do dependente, resgate de vínculos familiares, recomposição de auto-estima, afastamento de ambientes favorecedores da adição, e envolvimento em práticas religiosas. A ausência dos constituintes e contextos identificados na experiência de abstinência caracterizou a manutenção do consumo. Os elos experienciais interpretados como essenciais à experiência de abstinência foram as redes interpessoais de apoio - constituídas por profissionais, familiares e novos amigos - e o envolvimento como colaboradores na recuperação de outros dependentes químicos.

Caso deseje ler o texto na íntegra, clique AQUI.  Boa leitura !

 Dados adicionais:

2 Endereço: Instituto de Psicologia - UFRGS; Rua Ramiro Barcelos, 2600/119; 90540.131 Porto Alegre - RS E-mail: gomesw@vortex.ufrgs.br
3 Os roteiros das entrevistas ou mesmos as transcrições podem ser obtidas junto aos autores.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

soporhoje10@gmail.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...