sexta-feira, 9 de julho de 2010

O Alvorecer visto do Espaço - Conselhos

Quando a família quer ajudar e só faz atrapalhar a recuperação do dependente químico, é fundamental, para o dependente, saber lidar com tal situação. Existem famílias que mantém o dependente em regime de carcere privado, ou sob tutela absoluta, sem que se dêem conta de que estão seriamente doentes.
Quando a família se torna grosseira, ríspida, desestimulante, o codependente deve ter a mente em perfeito equilibrio para notar que seus familiares estão doentes e precisam de ajuda.
Quando seus familiares não lhe estimulam e só lhe tratam como um mero objeto, como um serviçal, escravo dos desiginios do clã, é preciso ter calma e compreender que a doença dos familiares foi adquirida de você.
Quando você nota que trancam as portas e que o regime é de inteira desconfiança, não se abale, a doença é uma preocupaçlão constante na cabeça dos que lhe cercam, portanto, evite agravar a questão e, lembre-se, tudo que você falar vai ser encarado como manipulação e você sabe que o verbo manipular tem várias conjugações e várias pessoas, tanto no singular, quanto no plural. Evite manipular e perceba quando estão lhe manipulando com tranquilidade. Não se deixe aborrecer. Releve as manipulações de terceiros. Faz parte da doença.
Não espere que confiem em você, nem espere que haja desligamento com amor e não se decepcione quando você descobre que sua vida não está mais em suas mãos e que seu destino está sendo conduzido pelos seus familiares.
Lembre-se de que você está em recuperação e que só com ajuda psicológica sua família poderá lhe ajudar. Não ache que será fácil seus familiares aceitarem que estão doentes, pois foi dificil você aceitar sua própria impotência e descontrole da sua vida.
Aos familiares caberia enxergar o que ela tem feito com você e você deve comprender o que fará qom aquilo que fazem com você.
Retomar as redeas da sua vida e voltar a geri-la vai ser um passo complicado se a família não estiver preparada para compreender que a vida de de um familiar é do familiar em recuperação.
Existem grupos e irmandades que podem ajudar a família a melhorar a questão da codependência, mas este é um processo que nem todas as famílias aceitam e desejam. Não fique como um pinguim no meio de outros dois a lhe prensarem, busque ajuda especializada e desabafe.


Se sua família foi desestruturada, sua mulher e filhos estão de um lado e você em outro, como se estivesse cumprindo pena em prisão domiciliar, não espere que os familiares reconheçam este erro, busque ajuda especializada, afinal, você não cometeu nenhum crime para viver sem liberdade, mas não espere que sua família entenda o que é a liberdade, pois, para eles, sua liberdade é usar drogas, por maior que seja o seu esforço em demonstrar o contrário. Não fique triste, nem se decepcione. Tudo se resolverá.


Quando pra você águas passadas não movem moinho, compreenda que pra seus familiares, seu passado continuará movendo-os. Essa relação é complicadissima, pois exige muito de cada uma das partes. Se ninguém compreeder que cada qual deve fazer a sua parte, a recuperação torna-se tarefa árdua.
Muitas vezes os pais, irmãos, tios e tias, preocupam-se mais com a própria vaidade e não percebem isso. Converse com seu especialista e busque o melhor conselho. Afinal, a única pessoa que você pode mudar é você mesmo.

Você entregou sua vida a um poder maior que você, entregou sua vida a Deus, conforme você o concebe. Junte isso ao seu poder superior horizontal e continue a viver só por hoje, um dia de cada vez, sempre com sobriedade. Não fuja, nem se desespere. Deus tudo proverá.
SPH
"Não desanime se todos os seus esforços forem vistos com indiferença,lembre-se que o sol ao nascer
dá um lindo espetáculo enquanto a maioria da da platéia dorme"

"Só quem sonha acordado vê o sol nascer"

Não desanime de você, ainda que a colheita de hoje não seja muito feliz.Não coloque um ponto final nas suas esperanças.Ainda há muito o que fazer, ainda há muito o que plantar, e o que amar nessa vida.Ao invés de ficar parado no que você fez de errado, olhe para frente, e veja o que ainda pode ser feito...A vida ainda não terminou. E já dizia o poeta "que os sonhos não envelhecem...
Vai em frente. Sorriso no rosto e firmeza nas decisões"

Não desanime jamais. Buscai entender o funcionamento da emoção e do pensamento. Seja um cientista do seu temor. Observe as forças que tendem a ti lançar contra o amor,o perdão e a auto-estima. Apavore-as com cores. Surpreenda-as da mesma forma que um maestro arranca lágrimas de Deus, pelo exemplo da compreensão.
Augusto Vicente

Quando nada mais fizer sentido, quando nada mais tiver valor para você, nao desanime, existe um DEUS la em cima que quer seu bem. E nao se deixe levar por uma tristeza, nao deixe que a raiva tome o lugar da compreenção, quando um sentimento ruim bater em você, apenas lembre que há muitas coisas boas, e que voce nao precisa ser mais um idiota, você pode ser diferente, você pode fazer a diferença.
Deborah Penido
                                                

Nenhum comentário :

Postar um comentário

soporhoje10@gmail.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...