quinta-feira, 7 de junho de 2012

Setenta e sete anos de Alcoólicos Anônimos dia 10/06!


Abaixo reproduzo texto de e-mail recebido da JUNAAB (Junta de Serviços Gerais de Alcoólicos Anônimos do Brasil), enquanto agradecemos o envio do mesmo:
 
Olá Só Por Hoje!

Certa manhã, a enfermeira do consultorio do Dr. Bob telefonou e disse: "Ele está aqui comigo. Meu marido e eu o recolhemos na estação de trem, às quatro horas da madrugada. Por favor, venham e vejam o que podem fazer".

Trouxemos Bob para casa, o colocamos na cama e logo depois fizemos uma descoberta alarmante. Ele havia programado uma cirurgia que somente ele poderia fazer. Seria para três dias depois: ele simplesmente teria que fazer o trabalho sozinho e aqui estava ele, tremendo como uma folha. Poderiamos conseguir que ele ficasse sóbrio a tempo? Anne e eu nos revezamos, tentando pôr o "menino grande" em forma. Bem cedo, na manhã da cirurgia, ele estava quase sóbrio. Na noite anterior eu tinha dormido no quarto com ele. De minha cama eu via que ele estava acordado, mas ainda tremendo. Nunca me esquecerei da maneira como ele me olhou, quando disse: "Bill, eu vou acabar com isso". Pensei que ele estava se referindo à cirurgia. "Não", ele disse, "quero dizer essa coisa sobre a qual temos conversados".

Anne e eu o conduzimos até o hospital às nove horas. Dei-lhe uma garrafa de cerveja para acalmar seus nervos e poder segurar o bisturi, e assim ele entrou. Voltamos para casa e nos sentamos, a fim de esperar. Depois de um certo tempo, que pareceu interminável, ele telefonou: tudo tinha saído bem, mas depois disso demorou muito para voltar para casa. Apesar da grande tensão em que se encontrava, deixou o hospital, entrou em seu carro e começou a visitar seus credores e outra pessoas a quem ele tinha ofendido com seu comportamento.

Isso aconteceu no dia 10 de junho de 1935 e até a sua morte, quinze anos mais tarde, o Dr. Bob nunca mais tomou uma gota de álcool.

Essa data 10 de junho de 1935 é considerada a data da fundação de Alcoólicos Anônimos.


Este vitral representa a pintura a óleo originalmente chamada de "Viemos a acreditar". Mostra Bill W. e o Dr. Bob abordando o terceito membro de A.A. Bill D., ainda no hospital.

A pintura apareceu pela primeira vez na edição de dezembro de 1955 da The Grapevine. Em 1973,  AAWS publicou um livro intitulado "Viemos a acreditar" e para evitar  a confusão a The Grapevine começou a se referiir à pintura como "o homem na cama."

Este vitral que representa a pintura foi construido em 2001 e fica em Akron, cidade aonde nasceu Alcoólicos Anônimos.

Um comentário :

  1. Lendo seu amargo texto, que me faz lembrar de Augusto dos Anjos, poeta este ao qual tive acesso aos meus 12 anos de idade do qual gostei e isso me faz pensar que talvez eu instigue as vezes sem perceber este meu lado deprimido, ou de auto piedade.Por muitas vezes me senti não compreendida e sofredora passei por poucas e boas, aliás devo entender que isso faz parte da vida,não sou a unica no mundo, se fosse até que seria bom pois os apoios que busco estariam mais a mão.No decorrer dos acontecimentos da vida vim a descobrir que tinha um filho dependente químico e isso de tudo o que me aconteceu foi o pior, seguramente vim a entender o quer dizer amai e vigiai, estado de alerta que vive os chamados"co dependentes" que no meu efemero entendimento não é "co" coisa nenhuma e sim pura dependência mesmo.Bem, saindo do desabafo augustiano, o que posso te dizer é que a vida é bela, tenho aprendido a apreciar o simples e tentado fazer com que meu adicto em recuperação também o faça.Problemas, incompreensões vem e passam assim como a vontade de usar drogas o que me deixa intrigada e aí lendo o seu texto, com os principios dos 12 passos e todo o esforço que faz, todos os precisos e cobranças que faz a si mesmo, assim como meu amado filho, fico pensando na tal qualidade de vida que todos nós devemos buscar fico desesperada as vezes pois percebo o processo da recaída rondando a minha casa, sei que não tenho culpa e tudo mais que é dito, mas gostaria imensamente de poder faze-lo se sentir melhor, vejo falta de opções de lazer para jovens sozinhos e isso é o que mais atrapalha a recuperação eu acho.Talvez tenha sido confusa em meu texto, mas voltarei a escrever. Quero te dizer também que você é muito inteligente e certamente ajuda muitas pessoas neste blog.SPH um beijo no seu coração!

    ResponderExcluir

soporhoje10@gmail.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...